Contagem de Ciclistas mapeia uso de bicicletas em Juiz de Fora

Objetivo é contabilizar dados e utilizá-los em estudos e políticas públicas para ciclistas na cidade


Por Tribuna

17/04/2024 às 19h11- Atualizada 17/04/2024 às 19h30

BICICLETAS 1200X800 1
(Foto: Felipe Couri)

Entre 7h e 19h de quarta-feira (17), na esquina das avenidas Itamar Franco e Rio Branco, todas as viagens de bicicleta foram contabilizadas. A 6ª Contagem de Ciclistas, realizada em parceria entre IF Sudeste e MobilidadeJF, registrou o fluxo de ciclistas com o objetivo de coletar os dados e utilizá-los de base para estudos e políticas públicas.

A primeira contagem, realizada em 2014, também teve o intuito de abastecer a Prefeitura e outros órgãos e grupos interessados no desenvolvimento de políticas públicas na área. À época, foram contabilizadas 1.144 viagens de bicicleta, com os dados destrinchados em tipo e intuito do uso e gênero de quem a conduz, entre outros. Dez anos depois, o local escolhido foi o mesmo da ocasião.

O diretor do MobilidadeJF, Guilherme Mendes, afirma que a expectativa é de que o número aumente, já que na pandemia houve crescimento expressivo na venda de bicicletas. “Acredito que isso influencie no número de ciclistas que as utilizam não só por esporte, mas como meio de transporte, trabalho e deslocamento.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.