Primeira fase da campanha de vacinação contra gripe termina nesta quarta
Nova etapa retorna na segunda-feira, após o feriado da Semana Santa
A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe, destinada a crianças e a gestantes, termina nesta quarta-feira (17). Na quinta (18) e sexta-feira (19), o setor de imunização não funcionará devido ao recesso motivado pelo feriado da Semana Santa. Na segunda (22), inicia-se a segunda fase de imunização, em que outros grupos de público-alvo, como os idosos, poderão se vacinar.
Além deles, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde, doentes crônicos, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também deverão se vacinar durante este período. Crianças e gestantes também poderão buscar unidades de saúde para continuarem sendo vacinadas.
Segundo a supervisora do setor de imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Marcilene Chaves, a nova estratégia do Ministério da Saúde em estabelecer etapas para a vacinação visa alavancar a cobertura vacinal de cada grupo do público-alvo. “Tendo em vista que é uma novidade e estamos na primeira semana da campanha, o setor tem uma avaliação positiva em relação ao número de pessoas imunizadas até então. Mas estamos trabalhando para alcançar a cobertura preconizada pelo Ministério”, pontua.
Balanço parcial
Conforme balanço inicial do Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Prefeitura, no período entre 10 e 15 de abril – exceto fim de semana – foram aplicadas 2.430 doses da vacina contra o Influenza, o vírus da gripe. Foram administradas 1.977 doses em crianças na faixa etária de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, e 453 em gestantes. A cobertura vacinal nesta primeira semana de campanha referente a esse público é de 6% e 9,65%, respectivamente.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. De acordo com o Ministério da Saúde, sua composição é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base em informações recolhidas sobre a prevalência dos microrganismos circulantes. “Os vírus sofrem mutações de um ano para o outro. Por conta disso, é preciso vacinar o público-alvo anualmente”, explica Marcilene.
Onde vacinar
Durante a campanha, o público-alvo deve procurar uma das 63 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. Outra opção é o PAM-Marechal, onde as doses serão aplicadas no 3º andar, entre 8h e 16h30. A unidade, no entanto, não vai imunizar idosos.
No caso das crianças e gestantes, é possível buscar atendimento, também, no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, na Rua São Sebastião 722, Centro, de segunda a sexta, entre 8h e 15h30. Os idosos devem se dirigir ao Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira 943, Granbery.