Prefeitura de JF divulga calendário de feriados 2020

Maioria dos feriados permite ‘emendas’ no fim de semana


Por Tribuna

16/11/2019 às 15h39- Atualizada 18/11/2019 às 18h42

Apenas um dos dez feriados nacionais de 2020 cairá num domingo e será o da Proclamação da República, em 15 de novembro. Com isso, os demais possibilitarão aos brasileiros “emendas” e mais dias de descanso durante o ano, ao contrário do que se viu em 2019, quando quatro deles caíram em finais de semana. Assim, no primeiro semestre, haverá possibilidade de emenda no feriado de Tiradentes (21 de abril), que cairá numa terça-feira. O dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, será na sexta-feira, assim como a metade dos feriados presentes no segundo semestre. Em Juiz de Fora, o feriado municipal referente ao Dia de Santo Antônio, em 13 de junho, cairá num sábado.

A Portaria 3.898, publicada pela Prefeitura de Juiz de Fora no Atos do Governo, também estabelece pontos facultativos para o servidor público, incluindo o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro. Entretanto, a portaria informa que o calendário não se aplica à Cesama, à Empav e à Emcasa, que editarão calendário próprio. Em relação à aplicação dos pontos facultativos, a portaria exclui os seguintes servidores: pessoal de serviço permanente, que exerce funções obedecendo a escalas de plantão, nas áreas de limpeza pública e saúde; pessoal das escolas municipais, cujo calendário escolar aprovado pela Secretaria de Educação/JF preveja o dia do ponto facultativo como dia letivo; integrantes da Guarda Municipal; os servidores da Settra que obedecem a escalas de plantão; e os demais convocados para possíveis situações de emergência.

Feriados
1º de janeiro (quarta-feira) – Confraternização Universal
10 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalhador
11 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
13 de junho (sábado) – Dia de Santo Antônio
7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira) – Dia de Finados
15 de novembro (domingo) – Proclamação da República
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal

Pontos facultativos
24 de fevereiro (segunda-feira) – véspera de Carnaval
25 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval
26 de fevereiro (quarta-feira) – Quarta-Feira de Cinzas
9 de abril (quinta-feira) – véspera da Paixão de Cristo
20 de abril (segunda-feira) – ponto facultativo para emenda do feriado de Tiradentes
12 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo para emenda de feriado municipal
28 de outubro (quarta-feira) – Dia do Servidor Público
24 de dezembro (quinta-feira) – véspera de Natal
31 de dezembro (quinta-feira) – véspera de Ano Novo

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.