Serviço dos Correios de JF registra 1.500 documentos perdidos em 2021
Nacionalmente, o número de recebimentos caiu; causa é atribuída a menor circulação de pessoas por conta da pandemia de Covid-19
A unidade de ‘achados e perdidos’ dos Correios em Juiz de Fora, que atende também a municípios da região, recebeu, ao longo de 2021, 1.500 documentos. No estado, no mesmo período, foram registradas 12 mil, e no país, 94 mil. Fora do período pandêmico, a média de documentos entregues aos Correios em todo o país alcança 170 mil. “O que notamos é que em períodos após algumas festividades, como o carnaval e o Réveillon, aumenta o número de documentos perdidos. Com o isolamento, nos últimos dois anos, e com a diminuição de circulação de pessoas pelas cidades, o número de documentos deixados nos Correios também caiu”, diz o gerente regional de atendimento dos Correios em Minas Gerais, Fabrício Ângelo. Após o carnaval, por exemplo, conforme o gerente, o número de perdas chega a triplicar em relação à média.
O serviço foi criado há mais de 30 anos com o objetivo de ajudar a população tanto a reduzir o tempo de uma possível espera por uma segunda via, quanto eliminando o custo para essa operação. O volume de documentos entregues ainda é abaixo da expectativa e da capacidade dos Correios. “Sempre que as pessoas vierem a perder um documento, devem procurar nos Correios primeiro, seja no site, na central de atendimento por telefone ou na agência mais próxima. O número de documentos devolvidos aos órgãos emissores é muito grande, enquanto a população poderia ganhar tempo buscando nas nossas unidades e reaver o documento perdido por meio dos Correios”.
A iniciativa vale exclusivamente para documentos, não sendo permitido o registro de quaisquer outros objetos. Qualquer documento, como carteira de identidade, de habilitação, título de eleitor, CPF, carteira de trabalho pode ser levado à agência ou às caixas de coleta que os Correios têm pela cidade. Em seguida, o documento é levado até a Central mais próxima, que em Juiz de Fora fica na Rua Marechal Deodoro, 470, Centro.
Uma vez na Central, o documento é cadastrado e lançado no sistema nacional de registro e fica disponível para a retirada por até 60 dias. Depois desse prazo, os Correios enviam os documentos de volta para o órgão emissor. A pessoa que perdeu um documento pode fazer a consulta por meio do site dos Correios, que pede informações para a comprovação da titularidade. O serviço indica em qual agência o documento está para que seja feita a retirada. Essa consulta também pode ser realizada por meio da Central de atendimento no número 3003 01 00 capital e região metropolitana, e 0800 7257282 para outras localidades. Para pegar o documento perdido, o cidadão precisa se dirigir à agência com outro documento que comprove a titularidade, com o boletim de ocorrência, e pagar uma taxa de R$ 5,95.
Caso o documento tenha sido perdido fora da cidade de residência do proprietário, há a possibilidade de fazer o requerimento para o transporte até a agência de referência mais próxima, o que não exclui os passos anteriores. Depois de algum tempo, a pessoa pode buscar o documento na central.