Rio de Janeiro tem o primeiro caso de morte por febre amarela
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro confirmou, nesta quarta-feira (15), dois casos de febre amarela em humanos. Dois moradores da cidade de Casimiro de Abreu, localizada a cerca de 300 quilômetros de Juiz de Fora, foram infectados pelo vírus. Em um dos casos, um homem morreu por conta da doença. De acordo com informações da SES, os homens são moradores da Zona Rural do município e não têm histórico de viagem para áreas onde há a comprovação da circulação da febre amarela. Exames realizados com o intuito de investigar a morte e a existência da doença no organismo do outro homem comprovaram a infecção.
No último sábado, a prefeitura de Casimiro de Abreu publicou uma nota de pesar sobre a morte de Watila Santos, de 38 anos, no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes. Conforme a nota, o paciente teria comparecido por volta das 8h de sexta-feira a uma unidade de saúde, onde se queixou de dor de cabeça, taquicardia, falta de ar, febre e dor no corpo, “sendo prontamente atendido pelo médico e submetido a exames”. Ainda conforme a nota, “Watila foi internado, mas à tarde, infelizmente, seu quadro se agravou quando sofreu uma parada cardíaca. Os médicos conseguiram reanimá-lo e imediatamente foi levado para a Unidade de Pacientes Graves do Hospital, onde seguiu acompanhado pela equipe do hospital. Durante a madrugada, porém, sofreu outra parada cardíaca e acabou não resistindo”.
A prefeitura ainda destacou que a causa da morte seria investigada pela Secretaria de Saúde, mas não explicitou que o homem poderia ser vítima de febre amarela. No entanto, de acordo com o jornal O Globo, uma cunhada da vítima teria relatado que o homem procurou por ajuda outras duas vezes antes de ser internado, mas foi liberado pelos médicos, que teriam diagnosticado o paciente com sinusite e virose.
Vacinação
Após a confirmação dos dois casos no Rio de Janeiro, a SES divulgou que vai antecipar a vacinação para 24 municípios considerados estratégicos, disponibilizando um milhão de doses da vacina já a partir desta quinta-feira. São eles: Sumidouro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu (que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES), além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia (que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio). A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais. A secretaria informou ainda que para os demais municípios, incluindo a capital e a região metropolitana, a expectativa é que a intensificação da vacinação tenha início até o fim de março.