Primeiro dia de Pism tem trânsito intenso e campus movimentado
Tribuna compareceu ao campus da UFJF; candidatos chegam atrasados
O sábado (14) ficou marcado pela aplicação do primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O vestibular, dividido em três módulos – referentes a cada ano do Ensino Médio -, foi realizado em Juiz de Fora e mais quatro cidades: Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis. A Tribuna esteve no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e acompanhou a movimentação.
Neste primeiro dia, os candidatos dos módulos I e II respondem a provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já os participantes do Pism III ficam começam com as questões objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além de provas discursivas específicas, conforme a área do curso escolhido.
Paula Delgado Sagioro, de 17 anos, faz as provas do módulo II em 2024. Ela conta ter ficado nervosa no primeiro módulo, por ter sido sua primeira vez em vestibulares. “Me sinto muito mais preparada neste ano. Nos últimos dias, fiquei nervosa, senti frio na barriga. Afinal, é um momento importante e para o qual me preparei o ano todo”, destaca. Às vésperas do exame, Paula fez apenas revisões para se preparar para as provas.
Trânsito
Próximo ao horário do fechamento dos portões, o trânsito nos arredores da UFJF estava congestionado. Diversos candidatos chegaram em cima da hora, mas o esquema preparado pela universidade para as datas do vestibular colocou um alto número de voluntários para auxiliar e amenizar os problemas.
O movimento dentro do campus em Juiz de Fora também era intenso. Com as confusões por parte dos candidatos, principalmente relacionadas ao local de prova, alguns integrantes da equipe da UFJF ajudaram a evitar o atraso. Inclusive, um deles foi flagrado correndo com uma estudante que havia errado a faculdade na qual iria realizar a prova.
Atrasos
Os portões abriram às 12h nos locais de prova e fecharam às 13h. Logo depois do fechamento, foi possível encontrar estudantes com o semblante triste por não terem conseguido chegar a tempo. Um deles, que preferiu não ser identificado, relatou ter confundido os horários: achou que o fechamento ocorria às 13h30. Ele conta ter feito o trajeto antes, para calcular o tempo que levaria andando até o local. Entretanto, a confusão o fez chegar atrasado.
Outro estudante, que também não quis se identificar para a reportagem, relata ter ficado preso no trânsito e, por isso, não conseguiu entrar para fazer as provas. Ele estava de carona junto a outros colegas que também se dirigiam aos respectivos locais de prova. Entretanto, o congestionamento na Avenida Barão do Rio Branco e a necessidade de passar por outros pontos da cidade o fizeram chegar atrasado no campus da UFJF.
Por outro lado, para evitar que os candidatos perdessem o exame, havia pessoas com motocicletas que buscavam os estudantes e os levavam ao local de prova. Dessa forma, o impacto do trânsito e a possibilidade de chegarem após o fechamento dos portões foram reduzidos.
Segundo dia de Pism
No domingo (15), o segundo dia de provas do Pism tem as mesmas orientações: a abertura dos portões está marcada para as 12h, enquanto o fechamento acontece, impreterivelmente, às 13h. Os candidatos começam a realizar as provas a partir das 13h30. Quanto ao horário de saída, o tempo mínimo para a entrega do cartão resposta é de 1h30 – ou seja, os estudantes só podem sair a partir de 15h. O limite para permanecer na sala com as provas é 17h30.
As provas objetivas e discursivas dos candidatos dos dois primeiros módulos são de literaturas, biologia, física e história. Já os participantes do módulo III fazem as objetivas de física, química, geografia e história; e as discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido.
*repórter sob supervisão da editora Júlia Pessôa
Tópicos: Bernardo Marchiori*