Estudantes da UFJF apresentam desempenho acima da média no Enade

Dos 33 cursos da universidade avaliados, 26 conseguiram notas 4 ou 5 


Por Tribuna

14/09/2022 às 16h21

Do total de 33 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 26 tiveram conceito 4 ou 5 (em uma escala de 1 a 5) – o que representa um resultado acima da média. A divulgação foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (12). Além da avaliação, os alunos também responderam um questionário do estudante, em que apresentaram informações sobre o seu perfil socioeconômico e avaliaram questões sobre a universidade que estudam.

A prova foi realizada pelos alunos dos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; cursos de Licenciatura em Ciências da Saúde; Ciências Humanas, Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; cursos de Bacharelado em Ciências Humanas e Ciências da Saúde com avaliação no âmbito das licenciaturas, e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial. O Enade sempre é aplicado para estudantes que estão concluindo a graduação, e leva em conta conteúdos assimilados, competências e habilidades adquiridas. A partir do resultado do exame são calculados índices como o Conceito Enade, que é um indicador feito a partir das performances dos estudantes de cada curso de graduação.

Essa é a primeira vez que a UFJF passa pela avaliação após o início da pandemia de Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial (ERE), e, por isso, o resultado foi considerado “bastante positivo” pela diretora de avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage. Ela enfatiza, ainda, que este resultado é uma consequência do empenho dos estudantes e do corpo docente mesmo com todas as dificuldades do momento. “Além da pandemia e as condições sanitárias, ainda passamos por situações muito graves de corte de recurso. Mesmo assim, a universidade conseguiu criar auxílios, teve bolsa de acesso digital, fez empréstimo de equipamentos e ações de treinamento e capacitação dos docentes. Agora, com esse resultado, podemos concluir que essas ações foram bem sucedidas”, diz.

Farage também explica que o questionário do estudante visa a trazer a percepção do aluno sobre a oferta do curso e a sua formação didática. “Neste ano, excepcionalmente, houve duas questões relativas à pandemia, falando sobre o retorno e as condições que a universidade ofereceu”, diz. Ainda vão ser divulgados dois indicadores a partir dos dados do Enade em dezembro, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.