Olavo Costa será primeiro bairro a receber Fica Vivo
Programa estadual trabalha na implantação de oficinas diversas para jovens de 12 a 24 anos
A subsecretária de Políticas de Prevenção Social à Criminalidade do Governo Estadual, Andreza Rafaela Gomes, durante visita a Juiz de Fora, nesta quinta-feira (14), anunciou que o programa estadual Fica Vivo já está em processo de implantação na Vila Olavo Costa, na região Sudeste da cidade. O Fica Vivo trabalha no atendimento aos jovens de 12 a 24 anos, com o objetivo de prevenir homicídios, implantando oficinas de esporte, cultura e profissionalização, nas comunidades que recebem o projeto. “Esse programa é uma política de estado que trabalha junto com o Município. Então, temos um termo de cooperação com a Prefeitura de Juiz de Fora, que já disponibilizou o espaço para implantação do programa e já estamos em fase de estruturação”, ressaltou a subsecretária.
Segundo ela, já estão sendo comprados todos os equipamentos para montar o espaço onde serão realizados os atendimentos e já foi iniciado um trabalho de rede junto à comunidade. “Os próximos passos são começar a conversar com os moradores, compreender a dinâmica do território, começar a pensar quais serão os possíveis oficineiros e quais as estratégias que iremos adotar para entrar na Olavo Costa. Depois dessa fase de estruturação e de início de diálogo com a comunidade, começaremos as atividades”, pontuou Andreza.
A subsecretária esteve na cidade para dar uma palestra na Comissão Parlamentar de Inquérito de Combate às Gangues, instalada na Câmara Municipal. Ela falou sobre a importância da implantação da política de prevenção na criminalidade em comunidades com alto índice de vulnerabilidade social.