Atos litúrgicos marcam a Sexta-feira da Paixão


Por Juliana Netto

14/04/2017 às 17h39

sexta-santa-olavo

Nesta sexta-feira (14), centenas de fiéis lotaram as igrejas para acompanhar o ato litúrgico sobre a paixão e morte de Jesus Cristo, dia em que os cristãos rememoram o sofrimento do filho de Deus após ser julgado por Sinédrio e condenado por Pôncio Pilatos, sendo flagelado e crucificado. As celebrações em todas as igrejas católicas neste dia aconteceram às 15h, horário em que Jesus teria morrido na cruz. Na Catedral Metropolitana, a ação litúrgica foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom Gil Antônio Moreira, acompanhado de outros membros do clero local.

Durante a celebração, as passagens bíblicas que narram os últimos momentos de Cristo foram lidas, convidando os fieis a um momento de reflexão e oração. Desde a manhã, muitos católicos compareceram ao templo, inclusive, para acompanhar a bênção da nova imagem do Senhor morto, produzida pelo artesão Osnir Paiva, de São João del-Rei. Além da liturgia da palavra, os católicos ainda realizaram a adoração da cruz e a comunhão eucarística. À noite, procissões e encenações da Paixão de Cristo foram realizadas em muitas paróquias, contando com a cerimônia de descendimento da cruz.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.