Impressão do CRLV pode ser feita em casa

Processo deve ser realizado pelo site do Detran/MG


Por Gabriel Ferreira Borges

13/08/2020 às 20h43

Desde a última quarta-feira (12), os proprietários de veículos registrados no Estado de Minas Gerais podem imprimir o CRLV por meio do site do Detran/MG. O modelo impresso terá a mesma validade jurídica do CRLV digital (CRLV-e), já disponível aos condutores por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). De acordo com o Detran/MG, a conferência de autenticidade do documento será realizada pelas autoridades de trânsito por meio da leitura do QR Code.

Para acessar o documento, basta ao condutor informar a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. O Detran/MG exige que a impressão seja “de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única”, para possibilitar a leitura do QR Code. O documento poderá ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. No entanto, para acessar e imprimir o CRLV, o proprietário precisa ter quitado os débitos do IPVA, do seguro obrigatório, da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. Além disso, o veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.