Associação dos Cegos inaugura alas para internos
Foi inaugurada nesta sexta-feira (13) uma nova ala para o atendimento dos internos da Associação dos Cegos. Ao todo, foram construídos cinco dormitórios, uma cozinha e um refeitório, quatro banheiros e uma enfermaria. As unidades substituirão as antigas, que estavam em situação inadequada para o atendimento dos 33 deficientes visuais que vivem no local. A Tribuna havia mostrado o problema em fevereiro, quando divulgou que, desde agosto do ano passado, a instituição é administrada por um interventor, designado pelo Poder Judiciário, após o afastamento da antiga diretoria. As obras físicas foram feitas por meio de emendas parlamentares do Governo estadual, ao custo de R$ 100 mil. Além disso, a instituição recebeu doações de móveis e eletrodomésticos, como camas, armários, geladeiras e um fogão industrial.
Os internos serão realocados no novo espaço, gradativamente, a partir de segunda-feira. De acordo com o interventor designado, o perito contábil Heitor José Pereira, os antigos dormitórios e o espaço da cozinha serão transformados em ambientes de estudos, com aulas de braile e informática. Também está previsto um curso, designado aos cegos, conhecido como AVD (Atividades da vida diária).
Intervenção judicial
A intervenção foi determinada na Associação dos Cegos pela 8ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), na tentativa de comprovar irregularidades de ordem contábil e sanar dificuldades administrativas. Ao mesmo tempo, o Ministério Público investiga condutas da gestão anterior, como havia sido divulgado em fevereiro pelo então promotor Plínio Lacerda, hoje aposentado. O período de intervenção termina em 10 de agosto, mas pode ser prorrogado se este for o entendimento do juiz, como explicou Heitor.
Ainda segundo ele, as dificuldades ainda existem, embora ele esteja otimista com relação à regularidade financeira da unidade. “Estamos tentando levantar recursos com as doações e com os eventos beneficentes.” O próximo acontece neste sábado (14), às 17h, no Café da Matta da casa noturna Privilège, e é promovido pela Fraternidade Feminina Fidelidade Mineira.
HEITOR JOSÉ PEREIRA, ADMINISTRADOR PROVISÓRIO