Sisu 2026 oferece mais de 2 mil vagas na UFJF em cursos presenciais

Sistema na universidade aceita notas do Enem nos três últimos anos


Por Bernardo Marchiori

13/01/2026 às 19h05

Sisu 2026 oferece mais de 2 mil vagas na UFJF em cursos presenciais
(Foto: Felipe Couri)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai ofertar 2.008 vagas em 76 cursos de graduação presenciais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. As oportunidades são para os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, com inscrições previstas de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).

Entre as novidades da edição está a possibilidade de usar as notas das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025 — para inscrição e classificação no Sisu. Assim, quem fez o exame em anos anteriores também poderá disputar uma vaga, mesmo sem ter participado da edição mais recente.

De acordo com a UFJF, se o candidato tiver realizado mais de uma das três últimas edições do Enem, será considerada, para cada curso, a que mais o favoreça. A seleção da edição do vestibular é feita automaticamente pelo sistema do Sisu, conforme as opções de curso, o número de vagas e a modalidade de concorrência escolhida, com desconsideração de participações como treineiro e de edições em que o participante tenha obtido nota zero na redação.

Como se inscrever no Sisu 2026

A inscrição deve ser feita no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, com acesso por conta Gov.br (CPF e senha). No preenchimento, o candidato precisa atualizar dados de contato e informar dados pessoais, sociais e socioeconômicos. Segundo a universidade, esse procedimento é necessário para concorrer às vagas reservadas às cotas, quando for o caso, e as informações deverão ser comprovadas posteriormente, no momento da matrícula. Se não houver comprovação, o candidato pode ser desclassificado.

Após essa etapa, o participante deve escolher duas opções de curso (1ª e 2ª), em ordem de preferência, indicando ampla concorrência ou cota. Durante o período de inscrições, o sistema apresenta a classificação parcial e as notas de corte, e é possível alterar a opção de curso dentro do prazo. O resultado final da chamada regular está previsto para 29 de janeiro.

A UFJF informou ainda que, assim como em 2025, o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição, válida para vagas do primeiro e do segundo semestre. Com isso, não haverá nova classificação no meio do ano.

Matrícula e lista de espera no Sisu 2026

As datas de matrícula na UFJF para os aprovados na primeira chamada devem ser divulgadas a partir de 2 de fevereiro, pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). A universidade orienta que os candidatos acompanhem o edital a ser publicado e confiram a documentação exigida, com informações disponíveis na Portaria de Matrícula, na aba “Sisu 2026” da página do setor.

Para quem não for selecionado na chamada regular, o Sisu prevê lista de espera. O período para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal de Acesso Único. As convocações dependem do surgimento de vagas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.