Família e amigos realizam vaquinha em busca de suporte para cuidados de ‘Ângela Maria’
O torcedor do Tupi, de 78 anos, está acamado há oito anos; família precisa de ajuda financeira para arcar com medicamentos, cuidados e suporte
Familiares e amigos de José de Paulo, conhecido como Ângela Maria, se uniram para realizar uma vaquinha on-line para ajudar no custeio dos cuidados médicos que ele necessita. A sobrinha Cátia Silva conta que o tio, de 78 anos, é conhecido na cidade como “um grande torcedor do Tupi e uma pessoa de ótimo humor”. Ele está internado no Hospital São Vicente de Paulo e lida com complicações no joelho, início de Alzheimer e hidrocefalia.
De acordo com Cátia, a vaquinha foi criada para custear os cuidados demandados pelo torcedor. “Já são oito anos que o Ângela Maria está acamado. Esta fase atual o deixou bem debilitado, pois está sem falar, sem andar e só se alimentando via sonda”, explica. Seus problemas de saúde começaram no joelho, e, há cerca de dois anos, ele parou de andar. Há seis meses, parou quase completamente de falar e, atualmente, passou a ter dificuldades de deglutição.
A família afirma que precisa, agora, de ajuda financeira para arcar com medicamentos, com uma pessoa para ajudar nos cuidados rotineiros de casa e com outras medidas de suporte. Ângela Maria ainda está lidando com escaras na pele e aguarda o tratamento médico no hospital ser finalizado para voltar para casa. A esperança dos familiares, neste momento, é poder oferecer o máximo de qualidade de vida possível para ele, e a vaquinha foi uma forma de conseguir condições financeiras para isso.
Cátia conta, ainda, que uma das principais dificuldades é perceber como os aspectos emocionais também afetaram o tio. “Ele sempre foi cercado de amigos, mas, nos últimos tempos, também devido à pandemia, ficou muito sozinho”, diz. Ela também afirma que a família sempre esteve ao lado dele, mas que Ângela Maria teve dificuldade de aceitar que precisava dos cuidados no começo.
“Ele trabalhou 35 anos da sua vida. Sempre foi independente e agora está nessa situação. Nos entristece ver isso, porque ele sempre foi muito alegre e brincalhão”, diz. Cátia acrescenta que a vaquinha ainda fez com que as pessoas que gostam do tio entrassem em contato e voltassem a procurá-lo, o que também deixou a família muito feliz. As doações para os cuidados com Ângela Maria podem ser feitas por meio do link campanhadobem.com.br/campanhas/angela-maria-alegria-de-jf.