JF teve mais de mil casos de Covid-19 na primeira semana de dezembro
Dados computados por pesquisadores da UFJF também mostram que a taxa de transmissão na cidade chegou a 1,68
Na semana passada, entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, Juiz de Fora registrou, pela primeira vez desde o início da pandemia, mais de mil novos casos de coronavírus em apenas sete dias. Foram 1.131 casos no período, média de 162 casos por dia. Somente no dia 3 de dezembro foram computados 483 casos – maior registro em apenas 24 horas desde março.
Ainda de acordo com o Boletim Informativo Covid-19 da Plataforma JF Salvando Todos, divulgado semanalmente por estudantes do curso de estatística, sob a orientação de docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o grande aumento no número de casos registrados poderá ter reflexos no número de óbitos nas próximas semanas. Inclusive, entre a última segunda e esta sexta, Juiz de Fora já confirmou 42 mortes em decorrência do coronavírus. O número é quase o total de falecimentos registrado durante todo o mês de outubro (43).
LEIA MAIS: JF confirma mais duas mortes e 119 casos de Covid-19 em 24 horas
Ainda conforme os pesquisadores, o número efetivo de reprodução (Rt) atingiu 1,68 no dia 4 de dezembro. Isso significa que um grupo de 100 pessoas com o diagnóstico de Covid-19 pode transmitir a doença para outros 168 indivíduos. “O Rt indica o potencial de propagação do vírus. Quando o número é superior a 1 tem-se a disseminação do vírus, uma vez que cada paciente está transmitindo a doença a pelo menos mais uma pessoa”, explica Marcel Vieira, um dos autores do documento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das condições para que a pandemia esteja sob controle é de que os valores do Rt sejam menores que um por pelo menos duas semanas, o que não tem sido observado em Juiz de Fora.
Tópicos: coronavírus