Família cria vaquinha para idosa que perdeu casa atingida por incêndio em Juiz de Fora

Residência foi totalmente afetada; arrecadação quer levantar fundos para reconstruir o imóvel


Por Bernardo Marchiori*

11/09/2024 às 18h53

Família cria vaquinha para idosa que perdeu casa em queimada
(Foto: Divulgação/Bombeiros)

Catarina Izo Silva, 77, morava em uma casa na Rua Alcebíades Mendes Filho, na divisa dos bairros Linhares e Vale do Amanhecer, Zona Nordeste de Juiz de Fora, junto com Melissa e Rebeca, suas “filhas caninas”. No final da tarde da última segunda-feira (9), entretanto, sua realidade mudou: em uma queimada realizada em terrenos vizinhos, sua residência pegou fogo por completo. Para tentar levantar fundos e recuperar o imóvel, sua família criou uma vaquinha on-line. A meta é arrecadar R$ 100 mil. Até a publicação desta matéria, a arrecadação foi de apenas R$ 135.

Segundo uma de suas quatro filhas, Raphaela Izo Silva, uma pessoa teria colocado fogo no pasto próximo à casa em que a mãe morava. “Em questão de minutos, as chamas se alastraram e atingiram o imóvel da minha mãe. Foi tudo muito rápido. Quando os bombeiros chegaram, a casa já estava toda coberta pelo fogo: todos os móveis, roupas, documentos, mantimentos – absolutamente tudo foi perdido.” Ela conta que os vizinhos conseguiram arrombar o portão e salvar as cachorras da mãe.

No momento do incêndio, Catarina não estava em casa. “Ela ficou apenas com a roupa do corpo”, conta Raphaela. Agora, Catarina e as cachorras estão ficando na casa de um de seus filhos, que também mora em Juiz de Fora. Em relato divulgado junto à vaquinha, a senhora lamenta a situação. “Minha casa era meu sonho, meu cantinho. Tudo o que eu tinha estava lá e tudo lá foi feito com todo capricho e amor. Agora, não sei o que fazer. Quem puder ajudar de qualquer forma, será de muita valia.”

A vaquinha tem o objetivo de arrecadar dinheiro para tentar reconstruir a casa em que Catarina habitava. Raphaela explica que não sobrou nem a construção e as paredes que ainda estão em pé ainda irão cair, porque estão trincadas. De acordo com ela, os bombeiros disseram que o local está perigoso e não dá para aproveitar nada.

Confira fotos de antes e depois do incêndio:

<
>

Cerca de 10 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas

De acordo com os bombeiros militares, as testemunhas relataram que as chamas começaram em uma área florestal e rapidamente se espalharam, atingindo a estrutura da casa. O combate ao fogo utilizou duas linhas de mangueiras, totalizando o uso de aproximadamente 10 mil litros de água.

Como a proprietária da residência não estava no local durante o incidente, não houve vítimas ou lesões. Conforme a corporação, o incêndio foi totalmente debelado e não houve envolvimento de outros órgãos na operação. Os danos atingiram integralmente a residência.

*estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X