Após fila, Astransp muda calendário de entrega de novo cartão de ônibus

Apenas pessoas com 65 anos ou mais nascidas em janeiro deverão comparecer a sede da empresa para retirada do cartão


Por Mariana Floriano

11/09/2023 às 18h52

O calendário para entrega do novo cartão de ônibus aos idosos de Juiz de Fora sofreu alterações. Agora, apenas pessoas com 65 anos ou mais nascidas no mês de janeiro devem comparecer à sede da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Juiz de Fora (Astransp) para retirar o cartão Moov de bilhetagem eletrônica. A decisão ocorreu após uma grande fila se formar na porta da associação nesta segunda-feira (11), acarretando em uma espera de até 3h para atendimento.

Conforme nota divulgada pela Astransp, a partir desta terça-feira (12), a nova escala começa a ser seguida, com atendimento dos idosos com mais de 65 anos nascidos somente no mês de janeiro. Este atendimento se estenderá até o dia 19 de setembro.

Segundo a entidade, os idosos nascidos em outros meses terão seus períodos de atendimento amplamente divulgados com antecedência. A nota ainda ressalta que não há necessidade de pressa para fazer a substituição do cartão. “O processo é tranquilo e gradual, e durante um bom período, os dois validadores estarão disponíveis nos ônibus, garantindo a gratuidade que é direito do idoso.”

Documentos necessários

Segundo a Astransp, mais de 30 mil passageiros idosos são esperados para receber o novo cartão Moov. Para as pessoas idosas que utilizam o transporte público, a transição para o Cartão Moov gratuidade não mudará nada em seu dia a dia. “Eles simplesmente utilizarão o novo cartão no novo validador instalado nos ônibus da cidade. O processo presencial na Astransp é rápido e eficiente, e os idosos sairão de lá com o cartão em mãos e em pleno funcionamento, sem pagar nada”, afirmou a associação, em nota divulgada à imprensa.

A sede da Astransp fica na Rua Espírito Santo 296, Bairro Poço Rico. O espaço fica aberto das 8h às 17h30. Para realizar a substituição do cartão, os idosos devem comparecer levando um documento com foto e o cartão antigo, que será bloqueado. Aqueles que ainda não possuem nenhum cartão também podem comparecer à Astransp e fazer o seu na hora, basta seguir as datas divulgadas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.