UFJF firma parceria com Nações Unidas para reduzir riscos de desastres
Instituição é a primeira universidade brasileira a se associar com órgão interno da ONU
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tornou-se a primeira universidade brasileira a firmar parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres. Conforme a instituição, este órgão interno da Organização das Nações Unidas (ONU) atua sob o conceito de cidades resilientes: aquelas capazes de resistir, de adaptar e de se recuperar de forma eficiente após um desastre.
Segundo a UFJF, a ideia da parceria surgiu do entendimento da instituição em estar atenta aos problemas de toda a população. “Nós não dominamos o meio ambiente, mas podemos gerenciar as pessoas para que elas não fiquem expostas e vulneráveis a eventos que fogem do nosso controle. Uma cidade boa para se viver não é isenta dos riscos, mas aquela onde tanto o Poder Público quanto a população buscam se preparar para resistir a eventos adversos. Essa forma de agir e pensar é chamada pela ONU de resiliência. Nosso objetivo com o projeto é promover a preparação para que um desastre de origem natural não necessariamente vá prejudicar uma cidade”, destaca o professor do Departamento de Transportes e Geotecnia e coordenador do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), Jordan Henrique de Souza.
No âmbito da parceira, a UFJF desenvolve projetos de extensão, através do Núcleo de Engenharia Pública (NEP), do Nasfe e do Projeto Aprender para Prevenir. Também integram o trabalho as atividades de pesquisa desenvolvidas nos projetos estudo do aplicativo Álea na gestão dos riscos ambientais; análise de sistemas e metodologias na gestão integrada de riscos de desastres no contexto de cidades resilientes; estudos estratégicos em engenharia no desenvolvimento da proteção e defesa civil e o curso de especialização em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil, como ação de ensino.
Em busca de conscientizar e firmar parcerias, a UFJF atua na Campanha Construindo Cidades Resilientes, através de ações de extensão, pesquisa e ensino. Como resultado desse acordo, em janeiro deste ano, também foi firmado, por meio do Nasfe, um convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora para a análise de risco e apoio à campanha das cidades resilientes.
“Desde 2014 estão sendo desenvolvidos projetos de extensão, em que são trabalhados a redução do risco de desastre, o mapeamento de área de risco, a gestão da área de proteção e a defesa civil. Temos uma parceria sólida com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil. Buscamos agora trazer para o Brasil novos conhecimentos, novas metodologias e tecnologias para a redução de riscos de desastres”, explica Souza.
Impacto
Atualmente, o grupo conta com a atuação de 13 professores, 14 graduandos e 15 militares do Corpo de Bombeiro de Juiz de Fora. Os trabalhos desenvolvidos têm potencial para impactar todo o país. “A UFJF se coloca à frente de outras instituições para a prevenção. Essa parceria é um reconhecimento da importância estratégica da nossa universidade para o benefício da população. Apesar do trabalho de extensão estar focado em 144 municípios próximos a Juiz de Fora, as ações beneficiam todo o Brasil. Como por exemplo os cursos oferecidos, que ultrapassam a região em áreas de adesão”, cita o coordenador Jordan Henrique de Souza.