UFJF oferece colônia de férias em Libras; inscrições estão abertas

Ação acontece às terças-feiras de julho; projeto integra programa de extensão do curso de Letras-Libras


Por Pedro Moysés

10/07/2025 às 17h40- Atualizada 10/07/2025 às 17h42

A Colônia de Férias em Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas. O projeto, ofertado de maneira gratuita, acontece durante as terças-feiras do mês de julho e tem como foco as crianças de até 10 anos. A ação é uma parceria do Programa de Extensão Acessibilidade Linguística para Surdos (ALiS), do curso de Licenciatura em Letras-Libras, com a Associação dos Surdos de Juiz de Fora. As inscrições podem ser realizadas online, por meio de formulário.

Os encontros da colônia acontecem em dois horários, sendo o primeiro, das 15 às 16h30, destinado a crianças com idades entre 0 a 6 anos, que devem estar acompanhadas dos pais. O segundo horário, das 16h30 às 18h, é voltado para crianças de 7 a 10 anos e a presença dos pais é facultativa. 

A confirmação da inscrição é enviada pelo WhatsApp. A inscrição é única para participar de todas as datas. Caso a criança não possa comparecer em algum dos dias, basta que o responsável informe também pelo WhatsApp.

Os encontros da colônia serão temáticos, com temas como artes, brincadeiras e esportes. As atividades são ministradas por professores e estudantes da UFJF, incluindo membros do próprio curso de Letras-Libras. Também participam como convidadas pessoas da comunidade surda, como professores que trabalham na rede municipal de ensino e membros da Associação de Surdos de Juiz de Fora. As atividades são realizadas em espaços do campus da UFJF, localizado no Bairro São Pedro, na Cidade Alta, em Juiz de Fora.

Programação e locais: 

  • 15/07 – Praça Cívica – Dinâmicas de Esportes;
  • 22/07 – Auditório da Faculdade de Letras – Apresentação de Teatro;
  • 29/07 – Praça Cívica – Brincadeiras.

Outros projetos

A colônia de férias é uma ação inicial do programa extensionista Acessibilidade Linguística para Surdos. O projeto reúne várias ações de extensão oferecidas pelos professores do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFJF. A partir de agosto, há previsão de início de uma nova ação, que consistirá em encontros semanais com pessoas surdas de todas as faixas etárias – desde bebês até idosos.

Outras colônias de férias na UFJF

Além da colônia de Férias em Libras, outros projetos da UFJF também promovem atividades infantis durante o mês de julho. No Memorial da República Presidente Itamar Franco, a 6ª edição da Colônia de Férias será realizada entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, com oficinas gratuitas voltadas para crianças de 7 a 12 anos. As atividades acontecem em dois turnos, das 10h às 12h e das 14h às 16h, com vagas limitadas a 15 participantes por atividade. A programação inclui visitas mediadas, passeios ao ar livre, exibição de filmes e oficinas de criação artística. As inscrições serão abertas no dia 23 de julho, no site do Memorial. As atividades acontecem na Rua Benjamin Constant, 760, no Centro, e a alimentação deve ser enviada pelos responsáveis da criança. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 2102-3594 ou pelo e-mail [email protected].

Já a empresa júnior ACE Jr., da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), organiza sua colônia de férias entre os dias 21 e 25 de julho, das 13h às 17h, com o tema “A magia do circo”. Voltada para crianças de 6 a 12 anos, a programação envolve brincadeiras, oficinas criativas, jogos e shows de talentos. A inscrição custa R$110 por criança ou R$200 para duplas, como irmãos ou amigos. Mais informações estão disponíveis no perfil do Instagram @ej.acejr.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.