Uma casa pro Paçoca: campanha apoia personagem icônico das noites de JF

Mobilização ultrapassa 1.500 pessoas, comovidas pela história de Anderson de Oliveira Rodrigues, o Paçoquinha


Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Eduardo Valente

10/05/2020 às 07h00- Atualizada 12/05/2020 às 09h10

empreendedores do bemEm entrevista para a Tribuna em 2015, o vendedor ambulante Anderson de Oliveira Rodrigues, o Paçoquinha, relatava a sua luta em busca por moradia, enquanto uma ordem de despejo o deixava com os dias contados na casa em que morava. Os aluguéis, que vencem rigorosamente todos os meses, sempre foram problemas a serem driblados pela figura icônica das madrugadas de Juiz de Fora. Entretanto, agora, inspiram uma página mais feliz na vida do vendedor: uma campanha iniciada há duas semanas busca arrecadar R$ 160 mil para compra de uma casa própria para o Paçoquinha, e já mobilizou mais de 1.500 pessoas, sensibilizadas pela resiliência do ambulante. Até o fechamento desta edição, o valor já arrecadado era de aproximadamente R$ 100 mil.

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Campanha, iniciada há duas semanas, já conseguiu arrecadar R$ 100 mil para o ambulante: “Fico com sentimento de alegria e gratidão. Tenho que agradecer a todo mundo” (Foto: Fernando Priamo)

Para alcançar as mais de 15 centenas de pessoas, primeiramente foi necessária a comoção de Kathyana Garcia Ferreira. A produtora de eventos é uma das clientes periódicas de Anderson, que vende chicletes durante a madrugada em bares da Zona Sul de Juiz de Fora, mas foi durante o período de isolamento domiciliar que Kathyana tomou conhecimento da situação do vendedor. “Eu vi um anúncio de uma live que o Paçoca ia fazer através de uma rede de amigos. A situação dele era ruim, ele estava sem dinheiro, com aluguel atrasado e sem comida na mesa”, relata Kathyana, que, então, idealizou a campanha com o objetivo inicial de arrecadar quantia suficiente para garantir o pagamento dos próximos aluguéis de Paçoquinha, enquanto as vendas foram interrompidas pela quarentena.

Impulsionada pela colaboração de uma rede de amigos, Kathyana ganhou a companhia de Fernando Prados na coordenação da campanha. Posteriormente, com o apoio do designer gráfico Filipe Moreira e do proprietário da produtora Fornalha Filmes, Maxwell Costa, o projeto “Uma casa pro Paçoca” ganhou corpo e viralizou nas redes sociais com material audiovisual próprio. “Sem poder trabalhar, eu tenho que contar com a ajuda dos amigos para poder sobreviver”, lamenta Paçoquinha em um trecho do vídeo.

Os amigos se multiplicaram exponencialmente. Em apenas 48 horas, uma quantia superior a R$ 50 mil já havia sido arrecadada através da vaquinha on-line criada pela idealizadora. Em menos de duas semanas, a marca de R$ 90 mil também ficou para trás, surpreendendo qualquer expectativa prévia do vendedor. “Fico com sentimento de alegria e gratidão. Tenho que agradecer a todo mundo”, afirma, com a timidez característica, Paçoquinha.

Mobilização de empresas

A disposição de pessoas e empresas juiz-foranas em apoiar o vendedor ganhou grandes proporções, de modo que o objetivo inicial de quitar aluguéis vencidos e futuros modificou-se, e a busca passou a ser pela compra de uma casa própria. Com auxílio de parceiros, Paçoquinha já saiu de sua moradia anterior e está hospedado em um dos hotéis da Rede Victory Hotéis. Os cinco cães, paixões e companhias do vendedor enquanto residia no Bairro Parque Guarani, na região Nordeste, também tiveram assistência de empresas da cidade do ramo pet e estão hospedados no Petspa.

Empresas do setor jurídico também ofereceram serviços gratuitos para a regularização de toda a documentação do imóvel, que deverá ser encontrado com a assessoria da Souza Gomes. Uma decisão, inclusive, já foi adotada pelos organizadores: o imóvel será registrado em nome de uma instituição beneficente sólida da cidade, com usufruto de Anderson.

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Enquanto aguarda o fim da campanha, Paçoca recebe apoio jurídico, alimentação e roupas (Foto: Fernando Priamo)

Alimentação, roupas, utensílios para a casa nova e a medicação para os cães também foram colaboração de pessoas e empresas que entraram na rede solidária, como o aplicativo de comida Robin Food, a Agrotela, a Tiago’s Distribuidora e a Império Pet JF. A Rellicário Brigadeira, por exemplo, lançou um brigadeiro de paçoca e toda a venda de maio será revertida à campanha.

“É incrível como ele é outra pessoa (após a campanha). Como ele sorri, está mais leve. Geralmente, ele é muito desconfiado, acha que nada vai acontecer. Mas, agora, está outra pessoa”, conta, orgulhosa, a amiga Kathyana. As conquistas diárias da campanha são publicadas na página da vaquinha on-line e também pelo Instagram do Paçoquinha.

‘Que a minha vida seja melhor do que nunca’

“Quando lancei a campanha, algumas pessoas que estavam próximas a mim falaram que era muita ousadia colocar meta de R$ 160 mil. O que nos fez buscar mais apoiadores e tentar essa meta foi olhar nos olhos dele e ele falar: ‘Meu sonho é ter a minha casa e não pagar aluguel'”, relata Kathyana, que atribui o impacto da campanha ao carisma natural de Paçoquinha.

A cada dia um pouco mais próximo do sonho relatado anos atrás, a solidariedade deu a Anderson de Oliveira Rodrigues expectativa por dias melhores. “Espero que a minha vida seja melhor do que nunca, com felicidade e um lugar digno para morar”, projeta o esperançoso Paçoquinha.

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