Cursos da UFJF têm desempenho acima da média em avaliação do MEC

Medicina veterinária, em JF e nutrição, em Governador Valadares, tiveram nota máxima


Por Tribuna

09/12/2020 às 18h21

De 26 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019, 25 obtiveram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), sendo 1 o valor mínimo e 5 o máximo. O resultado foi divulgado nesta quarta (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O CPC atribui conceitos aos cursos com base em vários componentes, dentre os quais o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que avaliam o desempenho dos alunos e possui maior peso. Além disso, há também, a influência da percepção dos estudantes sobre os cursos e a instituição, que é extraído das respostas ao questionário do estudante.

O curso de medicina veterinária, do campus-sede, em Juiz de Fora, e o de nutrição, do campus avançado de Governador Valadares, ganharam a nota máxima. Alcançaram nota 4 os cursos arquitetura e urbanismo, enfermagem; nutrição, odontologia; engenharias sanitária e ambiental, mecânica, civil, de produção; e elétrica (energia integral; elétrica – noturno; robótica e automação industrial; sistema de potência; sistemas eletrônicos; telecomunicações), todos de Juiz de Fora. Além de farmácia; fisioterapia e medicina; estes de Juiz de Fora e Governador Valadares. Apenas odontologia, de Governador Valadares, ficou com conceito 3.

Quatro cursos obtiveram resultado superior à última avaliação. Um de Governador Valadares, em nutrição, e três de Juiz de Fora: energia elétrica, enfermagem, e arquitetura e urbanismo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.