Roletas de ônibus começam a receber câmeras
Passageiros dos ônibus coletivos urbanos foram surpreendidos, no início desta semana, com novas câmeras instaladas em alguns veículos. Os dispositivos estão acima do equipamento que valida os cartões de embarque, ao lado da catraca. No fim do ano passado, quando da implantação do sistema de bilhete único, a Settra e os Consórcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb) informaram que as câmeras de reconhecimento facial seriam instaladas no futuro, a fim de se evitar fraudes no sistema, já que esta modalidade de embarque é considerada intransferível. Nesta segunda-feira (8), a Settra reforçou esta afirmação, dizendo que a nova tecnologia, porém, ainda está em fase inicial de instalação, sem conclusão para término e muito menos para início da operação, cujas regras ainda serão definidas. Outros detalhes não foram divulgados pelo Cinturb.
Atualmente, há 9.950 usuários cadastrados no sistema do bilhete único, que começou a funcionar em agosto de 2016. Na época, foi informado que uma das regras para a adesão era a presença do usuário na sede do Cinturb, na Rua Espírito Santo, para cadastro. Durante esta fase, foi feita, também, uma foto do passageiro, a mesma que será usada agora para confirmar que os embarques são feitos pela mesma pessoa e não existem repasses indevidos. No entanto, não foi informado o que vai acontecer caso abusos sejam confirmados. Através deste cartão, o usuário embarca em dois ônibus, mas paga o equivalente a uma passagem e metade da outra, R$ 4,13, desde que a migração seja feita em até 90 minutos e de forma linear. Ou seja, não é possível viajar do Centro para o bairro e voltar à origem, sendo necessário trafegar de uma região para outra.
Histórico
Desde agosto de 2016, o transporte público de Juiz de Fora é operado por dois consórcios de empresas, o Via JF e o Manchester de Transporte Coletivo. Ambos foram os vencedores do processo licitatório, finalizado no ano passado, que tinha como objetivo regulamentar a operação do sistema na cidade. O conjunto de empresas assinou contrato de dez anos com a Prefeitura para exploração do serviço, com prorrogação em igual período. Durante este período, uma série de melhorias e inovações deverão ser colocadas em vigor. Entre elas, a renovação gradativa da frota, a instalação de internet wi-fi nos coletivos e a colocação de micro-ônibus para atendimento em áreas de difícil acesso.