Obra do trevo entre a AMG-3085 e BR-040 completa cinco meses
Trevo ficará localizado na ligação da Avenida JK, próximo ao ponto que era usado como retorno para os motoristas que vinham da BR-040
Cerca de 40 funcionários trabalham nas obras de implantação da interseção da BR-040 com a AMG-3085, no Bairro Barreira do Triunfo, Zona Norte de Juiz de Fora. Os trabalhos começaram no dia 8 setembro do ano passado. A falta do trevo no local já foi alvo de diversas denúncias e trazia preocupação para os motoristas que trafegavam pelo trecho, que apontavam insegurança pra passar pela área.
O trevo ficará localizado na ligação da Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, próximo ao ponto que era usado como retorno para os motoristas que vinham da BR-040 e queriam acessar a AMG-3085. A intervenção acontece três anos depois que a estrada foi aberta para o tráfego. A obra do trevo era a condicionante para que o acesso fosse aberto. Porém, foi feito um acordo em 2017 para que a AMG-3085 fosse liberada para o tráfego sem a intervenção, feita apenas uma intercessão. Desde então, a falta do trevo acabava causando confusão nos motoristas que trafegam pela região.
De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a ordem de início das obras foi no dia 1º de setembro de 2020, sendo os trabalhos iniciados no dia 8 do mesmo mês. Conforme a assessoria do DER, no momento são executados os serviços de complemento da interseção da BR-040 com a AMG-3085, com a execução da drenagem profunda, bueiros e construção do corpo do aterro até alcançar o nível da rodovia, além da terraplenagem, sempre que haja condições climáticas favoráveis.
Conforme o DER, os serviços de terraplenagem e pavimentação devem ter continuidade e conclusão após o período chuvoso. Estão sendo investidos cerca de R$ 2,7 milhões na obra. A AMG-3085 tem 13,8 quilômetros de extensão e custou R$ 66 milhões aos cofres públicos. Um dos objetivos da obra era incentivar a demanda para uso do Aeroporto Regional, construído com vocação para ser um grande escoador de cargas da região. O acesso permite ao motorista não precisar enfrentar o tráfego do perímetro urbano de Juiz de Fora.