Acidente na BR-040: criança de 2 anos e mais vítimas recebem alta

Segundo assessoria do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, vítima de 4 anos se recupera agora na enfermaria; já a criança de 2 anos teve alta no domingo, informou a Santa Casa


Por Pâmela Costa

08/09/2025 às 13h03

vítimas onibus acidente 040 criança
Foto: Leonardo Costa

Algumas das vítimas do acidente na BR-040, ocorrido na última sexta-feira (5) e apontado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) como o mais grave do ano em Juiz de Fora, já receberam alta hospitalar ou apresentam melhoras no quadro de saúde. Segundo a assessoria do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), três vítimas foram liberadas, e a criança de 4 anos que estava na UTI pediátrica, após passar por cirurgia, se recupera na enfermaria desde a tarde do domingo (7).

Já a criança de 2 anos que foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora recebeu alta também no domingo. Dos sobreviventes enviados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), cinco mulheres receberam alta e outros três pacientes seguem internados em quadro de saúde estável. 

Conforme informações da Secretaria de saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, o condutor do ônibus urbano, da Linha 743, que seguia para Toledos, na Zona Rural, também recebeu alta e segue em repouso. À Tribuna, o Consórcio Via-JF informou que o homem está fisicamente bem, mas “em estado de observação devido ao abalo psicológico do ocorrido”.

O Corpo de Bombeiros também informou que não houve queixas de mal súbito por parte do motorista da empresa Cometa aos oficiais da guarnição que atenderam a ocorrência. Já a empresa informou que não pode passar informações para checagem do estado de saúde do condutor devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A reportagem entrou em contato com a PJF e questionou, também, o fato de a cidade não ter declarado luto oficial diante do acidente. A Tribuna não obteve retorno até o momento de publicação desta matéria, que será atualizada quando houver novas informações.

Ao todo, 39 pessoas ficaram feridas e quatro morreram. Todas as vítimas que foram a óbito eram mulheres, de 47, 21, 16 e 2 anos. A mais jovem era filha de outra pessoa que não resistiu aos ferimentos – a vítima de 21 anos.

Apuração do acidente

Câmeras de segurança registraram o momento em que o ônibus interestadual colidiu com a traseira de um coletivo urbano parado na BR-040, na altura do km 779, no Distrito Industrial, em Juiz de Fora.  As imagens, bem como outras provas periciais coletadas no local, estão em fase de análise pela perícia técnica da Polícia Civil (PC) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Junie Pena, assessor da PRF, informou que o laudo pericial permanece em confecção – ao qual tem um prazo de cinco dias para ser finalizado, se valendo de extensão do período caso seja necessário devido à complexidade e magnitude do acidente. Quando concluído, o documento será revisado e poderá tanto ser enviado diretamente à PC quanto submetido a correções.

A Polícia Civil aguarda o documento da PRF para dar início à investigação da tragédia. A expectativa é que os laudos periciais da PRF e da PC, em conjunto, subsidiem a abertura e a condução do inquérito que vai apurar responsabilidades e possíveis crimes. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.