Polícia Militar faz campanha para atrair alunos às aulas do Proerd em JF
Projeto contempla sete escolas estaduais da cidade, mas estudantes têm tido dificuldades para participar das aulas, que são on-line
O policial militar Jorge Bazaga, cabo do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), professor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), está fazendo uma campanha para conscientizar as famílias acerca da importância da participação dos estudantes nas aulas oferecidas pelo projeto. Apesar de sete escolas estaduais estarem sendo contempladas neste ano, os alunos têm tido dificuldades para participar, já que as aulas são on-line.
De acordo com o militar, neste semestre, o Proerd está sendo realizado junto a sete escolas na área de atuação do 2ºBPM: Maria Elydia Resende Andrade e Teodorico Ribeiro de Assis, no Furtado de Menezes; Hermenegildo Vilaça, no Grama; Professor Lindolfo Gomes e Cândido Motta Filho, no São Benedito; Sebastião Patrus de Souza e Colégio Tiradentes, no Santa Terezinha.
Segundo o professor Jorge Bagaza, as aulas são marcadas com antecipação , junto à direção de cada uma das escolas, e transmitidas ao vivo pelo Google Meet, “mas, devido às condições desses alunos, a participação tem sido pequena em razão das questões da pandemia e da dificuldade de acesso à internet e equipamentos”, ressalta.
Jorge Bazaga pontua que essas escolas estão inseridas em “zonas quentes de criminalidade”, que, segundo a Polícia Militar, são áreas cercadas por situações de violência e tráfico de drogas. “É importante a participação desses alunos, e, por isso, é preciso sensibilizar essas famílias para que possam incentivar a participação deles e, se possível, providenciar meios para isso, já que essas aulas acontecem uma vez por semana.”
São 491 estudantes do ensino fundamental, englobando 16 turmas de sete escolas no atual semestre. “De acordo com as particularidades dessas escolas que estamos atendendo, que estão inseridas em comunidades carentes, é necessário a conscientização das famílias dos alunos de quinto e sétimo anos para que providenciem uma maior participação dos estudantes”, afirma o policial. No primeiro semestre deste ano, 756 estudantes de outras escolas participaram da iniciativa.
O Proerd existe há mais de 20 anos em Minas Gerais e já formou mais de três milhões de crianças em todo o estado. “Aqui no 2º BPM, no primeiro semestre, realizamos uma grande formatura para essas crianças. Houve premiação no concurso de redação, e elas conheceram as instalações do batalhão. Essa proximidade das crianças com a PM é muito importante, para ajudar a criar uma imagem do policial militar mais próximo das crianças e da comunidade”, destaca Bazaga.