Alunos da UFJF realizam campanha contra racismo
Uma campanha que denuncia casos reais de racismo no ambiente acadêmico em Juiz de Fora está se popularizando nas redes sociais. Realizada por alunos da UFJF, a denúncia é feita a partir do compartilhamento de fotografias dos estudantes segurando cartazes com frases já ouvidas por eles neste espaço. Segundo os organizadores da ação, a ideia é divulgar as fotos ao longo dos dias para chamar a atenção da população sobre as práticas racistas. Uma ação nacional está marcada para a próxima quarta-feira, dia 13, data em que se celebra a sanção da Lei Áurea no Brasil. Na UFJF, a atividade será realizada na porta do Restaurante Universitário (RU), quando serão expostos os depoimentos divulgados ao longo da campanha e serão feitas novas fotografias, durante o almoço e jantar.
Segundo uma das organizadoras da ação, a estudante da Faculdade de Comunicação Paula Duarte, uma das principais situações que os negros enfrentam é a ideia de que o racismo acabou, e os depoimentos têm o intuito de mostrar que este tipo de situação ocorre com frequência. “São depoimentos de arrepiar. São pessoas que estão buscando seu espaço. A gente vê pelas histórias que, muitas vezes, o racismo é velado, e por isso os movimentos sociais são importantes para dar voz a esta minoria e enfrentar esta situação de opressão. E o espaço acadêmico não é diferente do resto da sociedade.” Conforme a estudante, que também é a fotógrafa responsável pelos registros, houve uma grande adesão espontânea.
O projeto teve início na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, por meio da página www.itooamharvard.com. Logo em seguida, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) aderiram à causa e criaram uma campanha no país, que atingiu mais de dez mil visualizações e dois mil compartilhamentos. Na UFJF, as fotos estão sendo publicadas no tumblr.