Páscoa solidária: confira campanhas de arrecadação em JF
Doações ‘adoçam’ a data de crianças em situação de vulnerabilidade social em várias regiões da cidade
Durante o período da Páscoa, de renovação e esperança, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus. Para muitas famílias, a data também é marcada pela tradição de presentear com chocolates. Em Juiz de Fora, instituições e voluntários promovem campanhas de arrecadação, com o objetivo de ‘adoçar’ a Páscoa da criançada. As ações são direcionadas a meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.
Para os que abraçam a ideia e arregaçam as mangas para viabiliza-la, não há recompensa maior do que proporcionar momentos de felicidade durante a Páscoa. O sorriso de uma criança ao receber o chocolate tão aguardado é um gesto que simboliza a importância da solidariedade.
Confira alguns projetos solidários que acontecem na cidade:
Associação de Apoio à Criança, Adolescente e Idoso (ACAI)
A Associação de Apoio à Criança, Adolescente e Idoso (ACAI) realiza anualmente uma festa de Páscoa para crianças e adolescentes atendidos pela instituição.A campanha de arrecadação de alimentos e chocolates já se tornou uma tradição, com o objetivo de proporcionar um momento especial para as famílias atendidas nos bairros Retiro, Pedras Preciosas, Niterói e Jardim Esperança, localizados na Zona Sudeste.
Este ano, a ACAI está aceitando doações de caixas de bombons, salgadinhos, pães de cachorro-quente e carne moída para a festa, que será no dia 19 de abril. Não há pontos de coleta, as doações são retiradas diretamente no endereço informado por quem está disposto a ajudar.
As doações podem ser feitas até o dia 17 de abril. Para outras informações e agendamento da retirada, o contato é com a voluntária Dayane, pelo telefone (32) 98425-7371. No ano passado, a associação atendeu cerca de 250 crianças, e a expectativa é que a festa deste ano seja ainda mais especial.
Páscoa Solidária entre Amigos
Idealizada por um grupo de amigos, a Páscoa Solidária tem como objetivo fazer a diferença na vida das crianças. Ano passado, a campanha conseguiu arrecadar 2.500 caixas de bombom, que foram distribuídas para crianças de bairros carentes e instituições que buscaram apoio. Este ano, o grupo tem meta de arrecadar 5 mil caixas de bombom para garantir que mais crianças sejam contempladas.
A Páscoa Solidária surgiu em 2020. A entrega dos chocolates será feita nos bairros da Região Leste, em uma carreata do bem, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros.
As doações podem ser feitas até o dia 19 de abril. A doação pode ser feita via Pix para o e-mail [email protected]. Caixas de bombom também podem ser entregues nos pontos de coleta, apelidados de “casas do coelhinho”. Os endereços para coleta estão disponíveis no instagram oficial da iniciativa. Para outras informações ou possíveis dúvidas o contato é o número (32) 98809-4052.
Centro de Convivência Vila Esperança II
“1 caixa de bombom = 1 sorriso” é o tema da campanha de Páscoa do Centro de Convivência Vila Esperança II. A iniciativa busca arrecadar caixas de bombons para adoçar o feriado de quase 200 assistidos.
Os interessados podem contribuir com a campanha de duas formas práticas, através de doações via PIX, pela chave 096.322.566-97, ou entregando as caixas de bombom nos pontos de arrecadação estabelecidos. Os locais para entrega são o Centro Cultural Dnar Rocha, situado na Rua Mariano Procópio, 973, e a Rua 5 de Agosto, Vila Esperança II.
As doações serão recebidas até o dia 10 de abril. Para obter outras informações sobre a campanha, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (32) 99826-6558 e (32) 99131-5316.
Ação Torcida Organizada do Flamengo
A torcida organizada do Flamengo, em Juiz de Fora, também promove a tradicional campanha de arrecadação de Páscoa, que acontece desde 2018. Este ano, a iniciativa busca presentear crianças da comunidade do São Benedito, localizada na Zona Leste da cidade, e do Instituto Carlos Chagas.
A prioridade da arrecadação é de chocolates, mas as contribuições em dinheiro também são bem-vindas. Os interessados em colaborar com a ação solidária podem entrar em contato diretamente com David Nunes, pelo telefone (32) 98431-4264, ou com Leandro Melão, através do número (32) 98848-6460. A torcida também divulga a campanha em seu perfil no Instagram.
As doações podem ser realizadas até o dia 19 de abril. No ano passado, a iniciativa da torcida rubro-negra proporcionou chocolates para mais de 300 crianças.
Arrecadação para crianças de projetos de esporte
Luiz Fernando Filho, coordenador técnico da Licenci Esportes e da Academia de Futebol do Galo, promove campanha voltada a crianças em situação de vulnerabilidade social, com foco especial em projetos ligados ao esporte.
As doações podem ser realizadas até o dia 10 de abril. Para contribuir, os interessados podem entregar os chocolates no endereço Rua Batista de Oliveira, 1164, 204, no Bairro Granbery. Outra forma de participar é através de doação via PIX, utilizando a chave 32991062455. Além disso, Luiz também se dispõe a buscar doações. Para agendar a coleta, basta entrar em contato diretamente com ele através do número de celular (32) 99106-2455.
Páscoa no Dom Bosco
A estudante de Medicina Ana Carolina Rossignoli, pelo terceiro ano consecutivo, organiza uma campanha de arrecadação de chocolates, ovos de Páscoa e outras guloseimas, para as crianças atendidas pela Creche Municipal Carlos Roberto Ananias, localizada no Bairro Dom Bosco, e de outras comunidades e instituições na região da Cidade Alta.
A inspiração para a campanha surgiu durante o internato de Medicina, quando Ana Carolina vivenciou de perto as dificuldades enfrentadas por muitas crianças atendidas nas unidades de saúde.
As doações podem ser realizadas até o dia 19 de abril em três pontos de arrecadação: o Restaurante Vaporeto, na Rua Benjamin Constant, 1039, no Bairro Santa Helena; na Creche Municipal Carlos Roberto Ananias, localizada na Rua Araguari, no Bairro Dom Bosco; e o estabelecimento Carne Nobre, na Avenida Governador Valadares, 873, no Centro da cidade de Ubá. As doações também podem ser feitas através da chave Pix 32991141760.
*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa