Quinta-feira Santa: missa na Catedral reúne o clero de JF no início do Tríduo Pascal
Mais de cem sacerdotes, vindos de 91 paróquias, compareceram à Missa dos Santos Óleos na Catedral Arquidiocesana
Mais de cem padres compareceram à Solene Missa dos Santos Óleos, na manhã desta quinta-feira (6), na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. A celebração marca o início do Tríduo Pascal, que é a preparação para o domingo de Páscoa. A reunião do clero une padres das 91 paróquias sob administração da Arquidiocese, espalhadas em 37 cidades da região da Zona da Mata e Sul mineiros.
Conforme o arcebispo metropolitano, Dom Gil, o óleo, benzido durante a celebração, é usado nos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos. Ele é símbolo da unidade da igreja, um dos motivos pelo qual a celebração também é conhecida como Missa da Unidade. “O óleo que nós benzemos na Quinta-feira Santa é bento para todas as paróquias. O bispo, como símbolo da união, o benze uma vez por ano. E os óleos sendo abençoados em uma única missa na Catedral e depois repartidos para as paróquias, é o símbolo da unidade da igreja.”
Na celebração eram esperados 110 padres diocesanos, 50 padres religiosos, pertencentes a congregações, 30 diáconos permanentes e um transitório, que está se preparando para o sacerdócio. A missa teve início às 9h e terminou por volta das 11h. “Na celebração de hoje em Juiz de Fora tivemos a presença de todos os padres da diocese, tirando um ou outro que não pode vir porque estava doente. Tivemos uma participação intensa, com muita satisfação e muita alegria”, afirmou Dom Gil.
O que é a missa dos Santos Óleos?
Celebrada na Quinta-feira Santa, durante a missa os sacerdotes renovam seus votos à igreja, proclamados no dia da ordenação. Há também a benção dos óleos que serão usados em cerimônias de batismo, crisma e na unção dos enfermos. A missa também dá início ao tríduo pascal, que é a preparação para ressuscitação de Jesus, celebrada no domingo de Páscoa.
Dom Gil explica que o óleo é usado há muito tempo como símbolo de saúde. “Os corredores antigos usavam o óleo para untar as juntas e facilitar o movimento. O óleo também tem esse sentido da graça de Deus, que nos dá um melhor movimento rumo a casa do Pai.”
Neste ano, a Arquidiocese também vai incluir a intenção de ação de graças pelos 90 anos de vida do Arcebispo Emérito Dom Eurico dos Santos Veloso, que serão completados no dia 13 de abril. Mais tarde, nesta quinta-feira, se celebra outro rito da Semana Santa, a Missa de Lava Pés, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo, quando, na última ceia, lavou os pés dos discípulos.