Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Campanhas de multivacinação e vacinação contra poliomielite começam nesta segunda 

Objetivo é incentivar atualização vacinal de crianças e adolescentes; imunizantes serão aplicados nas UBSs que realizam vacinação de rotina


Por Tribuna

05/08/2022 às 19h33

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), buscando manter a população protegida contra todos os tipos de doenças, promove, entre esta segunda-feira ( 8) e 9 de setembro, a Campanha Nacional contra a Poliomielite para crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. A vacinação é voltada para todo este público, que recebe a vacina pólio oral na forma de gotinha.

Ao mesmo tempo, com o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, será realizada multivacinação com a aplicação de diversos imunizantes.

De acordo com o secretário de saúde, Ivan Chebli, “é importante que os pais e responsáveis encaminhem as crianças e adolescentes para as Unidades Básicas de Saúde que estarão de prontidão, a partir desta segunda-feira, participando desta importante campanha. Precisamos ampliar a cobertura de imunizantes da nossa população. Não vamos perder tempo”.

Os imunizantes vão ser aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam a vacinação de rotina, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), de 8h às 14h. No dia 20 de Agosto será realizado o Dia D da Multivacinação nas UBSs. 

A vacina contra a Covid-19, aplicada nos mesmos locais, pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com os imunizantes sem qualquer tipo de problema. 

O conteúdo continua após o anúncio

Para se vacinar, crianças e adolescentes devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou certidão de nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.

Poliomielite

Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite. Elas devem ser aplicadas aos dois, quatro e seis meses com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha). 

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.

A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados. Para isso, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um ano a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais.

Confira as UBSs que vacinam  8h às 10h30 e de 13h às 16h (quintas, de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30):

  1. UBS Santa Cecília 
  1. UBS Industrial  
  1. UBS Jóquei Clube I 
  1. UBS Jóquei Clube 2 
  1. UBS São Benedito
  1. UBS Monte Castelo 
  1. UBS Dom Bosco 
  1. UBS Santa Cruz  
  1. UBS Benfica
  1. UBS Barreira do Triunfo 
  1. UBS Vila Esperança 
  1. UBS Vale Verde 
  1. UBS São Pedro 
  1. UBS Santa Rita
  1. UBS Santo Antônio 
  1. UBS Granjas Bethânia 
  1. UBS Filgueiras  
  1. UBS Grama  
  1. UBS São Judas Tadeu  
  1. UBS Jardim Esperança  
  1. UBS Caeté
  1. UBS Vila Ideal 
  1. UBS Jardim da Lua  
  1. UBS Santos Dumont 
  1. UBS Humaitá 
  1. UBS Marumbi
  1. UBS Nossa Senhora das Graças 
  1. UBS Nossa Senhora de Lourdes  
  1. UBS Torreões
  1. UBS Teixeiras 
  1. UBS Milho Branco 
  1. UBS Nova Era 
  1. UBS Progresso 
  1. UBS Linhares 
  1. UBS Bandeirantes
  1. UBS Santa Luzia 
  1. UBS Parque Guarani 
  1. UBS Santa Efigênia 
  1. UBS Furtado de Menezes 
  1. UBS Retiro 
  1. UBS Jardim Natal
  1. UBS Alto Grajaú
  1. UBS Cruzeiro do Sul
  1. UBS Esplanada
  1. UBS Vila Olavo Costa 
  1. UBS São Sebastião
  1. UBS Ipiranga
  1. UBS Monte Verde
  1. UBS Sarandira
  1. UBS Centro Sul

Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes (DSMGCA) – das 8h às 14h: Rua São Sebastião, 772/776, Centro

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia