Resultado de recurso para isenção da taxa do Pism e Vestibular de Música é divulgado

Ao todo, 18.538 estudantes solicitaram o benefício, sendo o maior número dos últimos cinco anos


Por Tribuna

04/09/2023 às 11h35

Nesta segunda-feira (4), a partir das 15h, é divulgado o resultado dos recursos sobre os pedidos de isenção da taxa do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para conferir o resultado final, os candidatos devem acessar o site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Os resultados preliminares já tinham sido divulgados na última segunda-feira (28). Ao todo, 18.538 estudantes solicitaram o benefício, sendo o maior número dos últimos cinco anos. Do total, 16.175 conseguiram a isenção.

De acordo com a Copese, os principais motivos que fizeram com que os pedidos de mais de dois mil estudantes fossem indeferidos foram a falta de documentos comprobatórios exigidos e o não enquadramento nas condições e especificidades do edital (renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Os participantes que não conseguiram a gratuidade devem gerar o Guia de Recolhimento da União (GRU), disponibilizado na Área do Candidato, e realizar o pagamento da taxa. O valor é R$ 150 e só pode ser pago no Banco do Brasil, até o dia 14 de setembro, levando em conta o horário de compensação bancária.

Edição de 2024 está com inscrições abertas

As inscrições para o Pism 2024 e para o Vestibular de Música seguem abertas até o dia 13 de setembro. As provas estão marcadas para acontecer nos dias 9 e 10 de dezembro. São oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para o campus Governador Valadares, com distribuição de acordo com o sistema de cotas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.