Inmet alerta para tempestade nos próximos dias em Juiz de Fora
Tempo deve virar no feriado da Independência, com possível queda de temperatura

Juiz de Fora pode ter pancadas de chuva nos próximos dias, como aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A instabilidade, combinada com as altas temperaturas, fez com que o órgão emitisse um alerta para tempestade. Há chance de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos intensos. O alerta foi emitido nesta segunda-feira (4) e tem validade até a noite de terça (5).
De acordo com o Instituto, a instabilidade atmosférica ocorre devido ao avanço de um sistema frontal em direção ao litoral da região Sudeste. A tendência é que o dia amanheça com sol entre poucas nuvens e, após uma tarde quente, pancadas de chuva e trovoadas isoladas ocorram na região. Em Juiz de Fora, a terça-feira deve ter céu parcialmente nublado, com chance de precipitação.
O calor permanece pelo menos até quarta-feira (6). Na terça, a máxima pode atingir 30 graus, e a mínima fica em torno de 16. Nesta segunda-feira (4), conforme os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, que ficam no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a máxima foi de 29 graus, e a mínima de 16,9 graus.
A expectativa é que na quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, o tempo vire e os termômetros caiam significativamente. Com maior nebulosidade e chance de chuva, a máxima não deve passar dos 20 graus, e a mínima deve ficar na casa dos 17. A mudança de tempo, no entanto, não deve durar todo o feriado. Para os que vão poder emendar, a boa notícia é que na sexta os termômetros voltam a subir, e as nuvens se dissipam.
Agosto mais chuvoso em 37 anos
Conforme a Defesa Civil de Juiz de Fora, o mês de agosto foi o mais chuvoso dos últimos 37 anos. Os dados são do Inmet e apontam 69,2 milímetros de chuva. O último registro de chuvas tão significativo em agosto ocorreu em 1986, quando o Inmet registrou um volume de 77,2 milímetros de chuva no mês.
Historicamente, como apontam os dados do Inmet, agosto é um mês com menor volume de chuva, algo em torno de 18,5 milímetros. Neste último mês, no entanto, a cidade viveu quatro frentes frias associadas a massas de ar polar de moderada a alta intensidade que se deslocaram pelo litoral da região sudeste do país e que influenciaram as chuvas e temperaturas registradas na cidade.