Iniciada campanha de vacinação e declaração contra a febre aftosa


Por Juliana Netto

04/05/2017 às 16h06

Produtores rurais, proprietários de bovinos ou bubalinos, terão até o dia 31 de maio para providenciar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa. Logo após a imunização, é necessária a declaração da vacinação, que se encerrará no dia 10 de junho. Para produtores com plantel de até 150 animais, independente da idade, a declaração pode ser realizada presencialmente no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ou também via internet, pelo site www.ima.mg.gov.br. Para rebanhos acima de 150, a regularização é feita exclusivamente pelo endereço eletrônico do IMA. Em Juiz de Fora, a sede do instituto fica na Rua Oscar Vidal, 354, no Centro.

O instituto reforça que a vacina é fundamental para manter os animais sadios e livres de focos da doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 81,29 por cabeça. Já aquele que não fizer a declaração até o dia 10 de junho poderá receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 16,26 por cabeça.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.