Defesa Civil alerta para chuvas fortes no fim de semana

Órgão destaca que cuidados devem ser tomados no período, que deve ter pico de precipitação em quase todo o estado


Por Bernardo Marchiori

04/01/2024 às 18h51

Depois de uma primeira semana chuvosa em 2024, a condição deve piorar no primeiro final de semana. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) emitiu comunicado com alerta para chuvas fortes até o próximo domingo (7) em quase toda Minas Gerais. A previsão para a quinta (4) e a sexta-feira (5) é de que a precipitação ultrapasse os 150 milímetros, com exceção ao sul do estado e ao Triângulo Mineiro, onde deve ser menos intensa. No decorrer do fim de semana, a previsão é de redução dos níveis de chuva em algumas regiões, como na Zona da Mata.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que, nesta sexta-feira, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período chuvoso 2023/2024 deixa o céu com muitas nuvens e ocorrência de chuva moderada a forte sobre todo o estado de Minas Gerais. Além disso, alerta que a situação pode acarretar em enxurradas e alagamentos. Na previsão do órgão, além dos altos índices de precipitação, a Zona da Mata também entra em risco de rajadas de vento que podem atingir até 99 km/h na sexta.

Na data, a temperatura em Juiz de Fora deve variar de 18 a 24 graus, se mantendo estável em relação aos valores mínimo e máximo atingidos na quinta – 18,2ºC e 23ºC, respectivamente. O céu permanece nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para o restante do final de semana, as condições não devem sofrer muitas variações, com temperaturas estáveis e destaque para o alerta de chuvas fortes.

Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.

*Bernardo Marchiori, estagiário sob supervisão da editora Rafaela Carvalho 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.