Ipês roxos florescem e espalham cor pela cidade

Exemplares das árvores têm modificado a paisagem do Centro e de bairros da cidade


Por Tribuna

03/07/2019 às 18h08

0504030202.07.2019-03.07
<
>
Foto: Fernando Priamo

Contrastando com o azul limpo do céu de inverno, o rosado forte das flores de ipê tomam as ruas do Centro da cidade e dos bairros, modificando a paisagem por meio de sua floração. Apesar do tom de rosa, a espécie que desponta primeiro é conhecida como ipê roxo, as demais , amarelo, branco e rosa florescem na sequência. Há exemplares de ipê roxo com cachos de flores formados na Praça do Riachuelo, na Santa Casa, na Rua Henrique Burnier, no Bairro Mariano Procópio, Zona Nordeste, e em muitos outros pontos. As condições para que essas árvores apresentem flores nesse período do ano estão relacionadas às informações como a duração mais curta do dia, a temperatura e até a estiagem.

Como é nativo da Mata Atlântica, o ipê se adapta muito bem até mesmo a ambientes não naturais, como ruas e calçadas, sendo uma espécie muito representativa para o país. Em Juiz de Fora, a maioria dos ipês não é de grande porte, mas são árvores com madeira de lei, que tem maior qualidade. Sua principal aplicação é ornamental, principalmente no período de floração. O acompanhamento dos ipês é feito na cidade por engenheiros florestais ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.