UFJF abre inscrições para grupo terapêutico voltado a pessoas tímidas

Iniciativa utiliza terapia cognitivo-comportamental para ajudar no enfrentamento da ansiedade social


Por Tribuna

02/12/2024 às 10h13

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o Grupo de Tímidos, um projeto terapêutico gratuito que busca auxiliar pessoas que enfrentam dificuldades relacionadas à timidez. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (Nevas) e utiliza técnicas de terapia cognitivo-comportamental para desenvolver habilidades sociais e reduzir a ansiedade social.

O programa oferece 30 vagas distribuídas em três grupos de 10 participantes cada. As inscrições, abertas até 11 de dezembro, devem ser realizadas on-line por meio do perfil do Nevas no Instagram. Podem participar pessoas a partir de 18 anos, vinculadas ou não à UFJF. Após a inscrição, será realizada uma triagem inicial para avaliar o perfil e as demandas dos candidatos.

As atividades do grupo, que tem mais de uma década de existência, começam na segunda semana de janeiro e serão conduzidas por dois psicólogos e um estudante de psicologia, supervisionados por profissionais experientes. Ao longo de 10 sessões semanais, realizadas presencialmente no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da UFJF, os participantes receberão orientações sobre timidez e participarão de dinâmicas e exercícios terapêuticos.

Os encontros, com duração aproximada de duas horas, acontecerão no Bloco C do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus da UFJF. Os horários disponíveis para as sessões são: terças-feiras às 14h, quartas-feiras às 19h e quintas-feiras às 15h, definidos com base na disponibilidade informada pelos participantes no ato da inscrição.

O Grupo de Tímidos é coordenado pelo professor Lélio Moura Lourenço e integra as atividades de extensão do Departamento de Psicologia da UFJF, que também desenvolve projetos de pesquisa e clínica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 2102-3121 ou pelo e-mail [email protected].

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.