Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa na segunda em JF

Campanha segue até o dia 29 de novembro com a aplicação de diferentes vacinas para o público de zero a 14 anos


Por Tribuna

01/11/2024 às 08h47

A partir da próxima segunda (4),  será realizada a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora. Até o dia 29 de novembro serão disponibilizadas diversas vacinas, como tríplice viral,  papilomavírus humano (HPV),  rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, contra hepatite A, hepatite B, febre amarela e poliomielite.

Uma mudança que acontece na campanha é a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em dose única, que substitui a tradicional vacina oral poliomielite bivalente (VOPb). A alteração foi discutida na Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), com a participação de entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o objetivo da campanha é atualizar o cartão vacinal de crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Para chamar a atenção da população sobre a importância da atualização, no dia 23 de novembro, será realizado o Dia D de Mobilização da Campanha em diferentes locais.

Para a vacinação, as crianças precisam estar acompanhadas por um responsável. Além disso, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS ou Certidão de Nascimento e a caderneta de vacinação, que será avaliada para verificar a necessidade de outras vacinas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.