Após greve, volta às aulas na UFJF acontece oficialmente no dia 15 de julho

Reunião nesta segunda-feira debateu recomposição do calendário acadêmico 


Por Mariana Floriano

01/07/2024 às 19h28- Atualizada 01/07/2024 às 19h46

Greve acaba na UFJF e alunos retornam no dia 15 de julho
Decisão auxilia alunos da UFJF de outros municípios que não tiveram como retornar a Juiz de Fora e Governador Valadares após a greve (Foto: Felipe Couri)

O retorno oficial das aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontecerá no dia 15 de julho, conforme foi decidido pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) em reunião realizada nesta segunda-feira (1º). Em nota, a instituição informou que, apesar do retorno de algumas disciplinas ainda nesta semana, não houve retomada oficial do calendário acadêmico. 

A reunião desta segunda debateu a recomposição do calendário após o fim da greve dos professores que durou mais de dois meses. Apesar de a proposta inicial da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) sugerir o início das aulas para esta quarta-feira (3), após a reunião, os conselheiros votaram e decidiram que as aulas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, incluindo o curso de Odontologia do campus avançado, começarão em 15 de julho. A previsão é de que as aulas da recomposição do primeiro semestre de 2024 terminem no mês de outubro. 

Conforme representante do DCE que participou da reunião, a proposta de retorno no próximo dia 15 foi levantada por estudantes, visto que muitos alunos se afastaram de Juiz de Fora e Governador Valadares durante a greve e ainda não voltaram. Nesta data, os estudantes também já terão recebido as bolsas acadêmicas.

Uma nova reunião extraordinária será convocada para discutir os calendários de 2023 e 2024 específicos dos cursos de saúde. São eles: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia no campus de Juiz de Fora; e Farmácia, Medicina e Nutrição no campus de Governador Valadares. A data da próxima reunião ainda não foi divulgada e será apresentada em breve, conforme a UFJF.

TAEs ainda parados

Apesar de a greve dos professores ter tido fim, os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) seguem paralisados. Os trabalhadores responsáveis por funções como administração de laboratórios e transporte – motoristas do ônibus circular – estão em greve desde abril. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sintufejuf), a categoria está em processo de finalização da negociação das pautas locais com as reitorias da UFJF e do IF Sudeste MG, motivo pelo qual ainda não agendaram a assembleia para avaliar o resultado e deliberar pelo fim do movimento de greve. “No início da semana, os Comandos Locais de Greve organizarão a convocação da referida assembleia”, afirma.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.