Após desabastecimento, vacinação contra a gripe é retomada em JF
Zona urbana e área rural estão abastecidas com novas doses; primeira etapa prioriza idosos e profissionais de saúde
Depois de um breve desabastecimento, a vacinação contra a gripe foi retomada totalmente nesta quarta-feira (1º de abril) em Juiz de Fora. A informação foi confirmada à Tribuna pela Secretaria de Saúde do município, que informou ainda ter distribuído novas remessas também para a área rural, onde a vacinação também voltou a ocorrer nesta quarta. Desta forma, os estabelecimentos habilitados para imunização estão funcionando das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. As doses são distribuídas também no Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira 943, no Centro, que funciona das 8h às 16h30, além do PAM-Marechal, que abre às 8h e funciona até as 16h30.
A Tribuna circulou em alguns pontos de vacinação na tarde desta quarta, e verificou que, por volta das 14h30, as doses já haviam acabado. Em outras unidades, o estoque estava quase no fim. Questionada, a Secretaria de Saúde informou que essa situação pode ocorrer, entretanto, deverá ser feita uma nova rota de entregas. A orientação é que o usuário se dirija a outras unidades, caso se depare com falta das doses. A secretaria reiterou que todas pessoas pertencentes ao público-alvo serão imunizadas.
UFJF
Apesar das novas remessas, o posto temporário de vacinação montado no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) segue fechado por conta da limitação do número de lotes disponíveis da vacina. O local funcionava no sistema drive thru, onde idosos recebiam as vacinas dentro de seus automóveis, seguindo orientações de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre os dias 23 e 28 de março, o posto temporário imunizou 6.782 pessoas. A situação, entretanto, é avaliada semana a semana, conforme a Secretaria de Saúde, que precisa manter abastecidas as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Idosos são prioridade
A primeira fase da campanha, de 23 de março a 15 de abril, é voltada a idosos e profissionais de saúde. Nesta semana, serão priorizados idosos com a faixa etária entre 70 e 79 anos, e nas próximas, serão vacinados aqueles que têm entre 60 e 69 anos. A medida visa a evitar aglomerações de pessoas, principalmente idosas, nas unidades de saúde. A recomendação é para que os idosos se dirijam às unidades de vacinação usando máscaras.
A campanha segue até maio. Na segunda fase serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Esta etapa será realizada entre 16 de abril e 9 de maio. A terceira fase será destinada a imunizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com condições especiais. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 90% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, 132.592 pessoas.
Contraindicações
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Composta por vírus inativados, que são vírus mortos, a vacina é bastante segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. Ressalta-se que a vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A antecipação do período para imunização, pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem o Influenza na triagem de casos da doença.