Arquidiocese de Juiz de Fora inicia construção de monumento em celebração a centenário

Celebração Solene será realizada no domingo, reunindo os fiéis na Catedral Metropolitana a partir das 14h


Por Tribuna

01/02/2024 às 15h48- Atualizada 01/02/2024 às 16h02

Em comemoração ao Centenário Diocesano de Juiz de Fora, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, inaugurou a pedra fundamental de um monumento que marca os cem anos da Arquidiocese de Juiz de Fora. A cerimônia aconteceu na Avenida Deusdedith Salgado, nesta quinta-feira (1º de fevereiro), ao meio-dia. A solenidade principal e oficial de comemoração do centenário ocorrerá no domingo (4).

Nesta quinta, a cerimônia foi conduzida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora e contou com a presença do vigário geral, monsenhor Luiz Carlos de Paula, e dos padres Geraldo Dondici Vieira e Pierre Maurício de Almeida Cantarino. Representando o Poder Público, o vereador José Márcio Garotinho, presidente da Câmara Municipal, esteve presente.

Para a pedra fundamental, foi feita uma espécie de “cápsula do tempo”, onde foram colocados materiais que marcam o tempo atual e, também, a história recente da Arquidiocese. A partir de agora, o marco começa a ser construído, e a inauguração está prevista para o Tempo Pascal.

De acordo com a Arquidiocese, o conceito do monumento foi pensado a partir de três elementos: um bloco de mármore representando a instituição desta “Igreja Particular”; outro bloco de concreto, representando a população; e uma medalha de pedra sabão, conectando ambos, que seria a diocese; esta última com a imagem do cordeiro e o tema escolhido para o ano do centenário que é “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”.

Assista o vídeo:

Celebração Solene

Além da preparação do tríduo celebrativo e da divulgação da programação das festividades, estão sendo organizadas caravanas para a Celebração Solene, que contará com a presença de todo o Clero e de representantes das 12 foranias da Arquidiocese no domingo.

De acordo com informações da Arquidiocese, uma das iniciativas para a Celebração Solene é deixar a igreja mais colorida, tornando a experiência de comunhão e partilha do jubileu “em um tempo de intensa alegria, animação e revigoramento da fé.” Para isso, as paróquias estão convidando os fiéis a levarem lenços, bandeirinhas ou vestirem camisas da cor de sua respectiva forania.

A programação será iniciada às 14h, com uma tarde de louvor realizada pelo Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, e, às 16h, será celebrada a Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Será instalada, no exterior do templo, uma estrutura de telões, tendas e cadeiras para a multidão que é esperada para este dia. A estimativa da Arquidiocese é de que a comemoração reúna de cinco a dez mil fiéis. Também terão barraquinhas com comidas e serão distribuídas medalhas.

Veja fotos da inauguração da pedra fundamental:

monumento-100-anos-arquidiocese---divulgação-arquidiocese-(9) monumento-100-anos-arquidiocese---divulgação-arquidiocese-(11) monumento-100-anos-arquidiocese---divulgação-arquidiocese-(7) monumento-100-anos-arquidiocese---divulgação-arquidiocese-(4) monumento-100-anos-arquidiocese---divulgação-arquidiocese-(3)
<
>
(Fotos: Divulgação/Arquidiocese)

Centenário

A coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Nepomuceno, Adriana de Freitas Dutra, falou sobre as expectativas de participar das celebrações do Centenário. Para ela, será um momento forte de espiritualidade, renovação da fé, crescimento no amor e pertença a esta “Igreja Particular”. “A expectativa é grande, pois será uma festa muito importante e significativa para todos nós que integramos a Diocese de Juiz de Fora. É uma data bastante especial! São 100 anos de serviço ao Reino de Deus, 100 anos dedicados ao anúncio do Evangelho”, afirmou.

Após o triênio vivido com o ano dedicado a São José em 2021, o ano consagrado a Santo Antônio em 2022 e o Ano Mariano em 2023, o jubileu festivo será marcado pelo Ano Eucarístico em 2024. Com o tema “Igreja de Juiz de Fora, há 100 anos caminhando na estrada de Jesus” e o lema: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”, todas as 91 paróquias que compõem o território arquidiocesano mobilizaram-se para participar das festividades, que começaram com o tríduo preparatório, mas continuam ao longo do ano.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.