Polícia Federal apreende 50 toneladas de peixe capturados com rede de cerco em Cabo Frio

Policiais também apreenderam a embarcação e cerca de 750 metros de rede de cerco


Por Elisabetta Mazocoli

22/03/2025 às 12h40

peixe cabo frio
Pesca com rede de cerco na região é proibida pelo IBAMA (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal apreendeu cerca de 50 toneladas de peixe, capturados de forma irregular em uma embarcação industrial que utilizava rede de cerco, na Reserva Extrativista de Arraial do Cabo. O caso aconteceu nesta sexta-feira (21) quando os órgão responsáveis receberam informações sobre a presença de um barco que estaria navegando com a carga da espécie corvina, e interceptou a embarcação nas imediações da Ilha do Papagaio, em Cabo Frio. O pescado capturado será doado para instituições de amparo à população carente da Região dos Lagos. Os policiais também apreenderam a embarcação e cerca de 750 metros de rede de cerco.

A pesca no local estava em desacordo com a Portaria nº43/2007-IBAMA, que determina, na legislação ambiental, a proibição da captura e do transporte da espécie corvina (Micropogonia furnieri) por embarcações cerqueiras no Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva das regiões Sudeste e Sul.

Quando os policiais receberam informações sobre o barco, que estaria navegando com a referida carga dentro da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (Resex), acionaram os agentes do ICMbio para participar da ação de monitoramento da embarcação por intermédio do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por satélite. A informação sobre a carga foi confirmada e a ação teve continuidade.

Pelas condições climáticas do local, as equipes envolvidas decidiram fazer a abordagem quando o barco estivesse ancorado. Quando isso aconteceu, na Ilha do Papagaio, foi feita a entrada dos policiais no barco para a fiscalização, e foi confirmada a existência do pescado no porão.

De acordo com informações repassadas pelos órgãos, o mestre do barco afirmou que a pesca irregular tinha sido feita em Angra dos Reis. Em seguida, o indivíduo foi conduzido até o Posto da PF em Cabo Frio para os procedimentos de praxe. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.