Cientistas recomendam volta do uso de máscaras para conter nova variante da Covid
Variante BA.6 foi detectada em dois países; especialistas acreditam que ela pode causar novos surtos de Covid
Cientistas do Reino Unido recomendaram, nesta semana, a volta do uso de máscaras para conter uma nova variante da Covid-19, que tem potencial para sofrer várias mutações. O surgimento do tipo BA.6 da doença em Israel e na Dinamarca levantou a preocupação sobre a doença voltar a causar surtos graves e pressionar os serviços de saúde no mundo.
De acordo com publicação do jornal britânico Daily Mail, a preocupação dos especialistas tem relação, justamente, com a possibilidade de mutações, já que a variante seria capaz de fazer até 30 mutações na proteína spike do vírus.
Por conta disso, os cientistas acreditam que a variante pode tornar os imunizantes já existentes menos eficazes, principalmente se a variante se desenvolver de forma a tornar-se diferente da cepa original, a Ômicron. Apesar disso, existe a expectativa de que nenhuma cepa seja tão potente a ponto de escapar da proteção conferida pelas vacinas.
Ainda não foram divulgadas informações sobre se os sintomas da nova variante são diferentes dos sintomas já conhecidos da Covid-19.