Mulher sofre queimaduras após celular explodir no bolso da calça; saiba como evitar os riscos

Ela fazia compras, quando o aparelho pegou fogo, incendiando sua roupa


Por Tribuna*

11/02/2025 às 06h00

Uma mulher sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus após o celular explodir no bolso da calça enquanto ela fazia compras. O caso ocorreu no último sábado (8), na cidade de Anápolis, em Goiás. A explosão fez com que a roupa se incendiasse. A mulher entrou em pânico, mas foi socorrida pelo marido e as pessoas que estavam no local, sendo encaminhada para o hospital. Ela recebeu alta e passa bem. As causas do ocorrido serão investigadas pela Polícia Civil. O caso trouxe alerta sobre os riscos da situação.

Conforme a EngeHall, comunidade de eletricistas, embora a explosão de celulares seja um acontecimento raro, há sinais que indicam quando isso pode acontecer. Superaquecimento constante, bateria inchada, cheiro de queimado e carregamento irregular são sinais de alerta. Para evitar riscos, os aparelhos devem ser carregados usando apenas carregadores originais ou certificados. É recomendável levar o celular em bolsas, mochilas ou carteiras, evitando o contato do aparelho com o corpo.

Saiba como se proteger

  • Calor prejudica eletrônicos: celulares podem ter dificuldades para dissipar o excesso de calor, o que prejudica seu funcionamento e vida útil.
  • Não deixe o celular exposto no sol: usar o celular sob o sol pode aquecê-lo rapidamente. Em dias ensolarados, a tela pode aumentar o brilho, o que consome mais bateria e aumenta o risco de desligamento automático para evitar superaquecimento.
  • Evite atividades pesadas: limitar o uso do celular é essencial para evitar superaquecimento. Evitar atividades pesadas, como gravar vídeos ou jogar games intensos, ajuda a manter saudável o dispositivo.
  • Não deixe o celular com capinha: algumas capinhas podem dificultar a dissipação do calor do celular. Se você usa uma, considere removê-la e guardar o dispositivo em uma bolsa ou bolso que não entre em contato direto com o corpo.
  • Ative o modo de economia de bateria: ative o modo de economia de bateria no celular para reduzir atividades automáticas e evitar superaquecimento. No iPhone, isso desativa o 5G e diminui o brilho da tela; no Android, pode limitar o desempenho do processador.
  • Não coloque o celular na geladeira: resfriar o telefone na geladeira ou sob água corrente pode causar danos graves devido à condensação e ao curto-circuito. Em vez disso, recomenda-se envolver o telefone em algo frio, como uma bolsa térmica, por alguns minutos, para evitar danos internos.

*Com informações da Agência Estado

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.