Inscrições para o Encceja 2024 terminam nesta sexta

Exame é uma oportunidade de garantir a certificação do ensino fundamental e médio para quem quer retomar os estudos; provas do Encceja serão em agosto


Por Agência Gov | via Inep

09/05/2024 às 11h33

encceja inscricoes inep 1
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas no dia 25 de agosto

Termina nesta sexta-feira (10) o período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto.

O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. As inscrições devem ser feitas no Sistema EnccejaRealizado pelo Inep desde 2002, o certame possibilita a retomada da trajetória escolar.

Se a pessoa não justificou a falta na edição de 2023 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição no Encceja 2024. O prazo para o ressarcimento termina na próxima quinta-feira (15).

  • A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Acesse o edital do Encceja 2024

Saiba mais sobre o exame

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.