Saiba como sacar até R$ 1 mil do FGTS

Caixa libera consulta a partir desta sexta-feira; confira calendário


Por Tribuna

08/04/2022 às 07h38

A Caixa Econômica Federal disponibiliza, a partir desta sexta-feira (8), a consulta ao saque extraordinário para os trabalhadores brasileiros que possuem saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É possível verificar quanto do FGTS será possível sacar através do app FGTS (Google Play e App Store), agências da Caixa ou no site do FGTS.

O saque de até R$ 1 mil estará disponível para todo trabalhador que possuir o saldo. Entretanto, caso não seja de interesse, o banco deverá ser informado também a partir desta sexta-feira, através do aplicativo.

Até 10 de novembro, o dinheiro sairá da conta doFGTSe entrará em uma poupança digital, onde ficará disponível para saque. Caso o saque  não seja feito até 15 de dezembro, ele retornará para a conta do fundo. Especialistas recomendam, entretanto, que o saque seja feito uma vez que o rendimento do valor, na conta doFGTS, é baixo e não acompanha a inflação.

LEIA MAIS

Saque deFGTSé oportunidade

Não é sempre que o valor doFGTSestá disponível para os trabalhadores. Em regra, o dinheiro só é liberado em situações específicas. Entre elas, demissão sem justa causa, doenças graves ou desastres naturais. Tambem é disponibilizado no momento da aposentadoria.

De acordo com o Ministério da Economia, a liberação do saque doFGTS, neste momento, tem objetivo de aquecer a economia, estimulando o consumo das famílias brasileiras.

 

Confira o calendário de saque doFGTS em 2022

Datas acompanham mês de aniversário do trabalhador.

Janeiro
20/04 (quarta-feira)

Fevereiro
30/04 (sábado)

Março
04/05 (quarta-feira)

Abril
11/05 (quarta-feira)

Maio
14/05 (sábado)

Junho
18/05 (quarta-feira)

Julho
21/05 (sábado)

Agosto
25/05 (quarta-feira)

Setembro
28/05 (sábado)

Outubro
01/06 (quarta-feira)

Novembro
08/06 (quarta-feira)

Dezembro
15/06 (quarta-feira)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.