noscript

Governo vai enviar avião da FAB para repatriar brasileiros que estão no Líbano

De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva


Por Elisabetta Mazocoli

01/10/2024 às 12h22

fab agencia gov
(Foto: Agência Gov)


O Governo Brasileiro vai enviar um avião da Força Área Brasileira (FAB) para buscar brasileiros que estão no Líbano. De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve acontecer nos próximos dias. A região está sofrendo diversos ataques aéreos israelenses, e os civis de Beirute, no Sul do Líbano e no Vale do Beqaa, estão ameaçados.

A operação está sendo coordenada em conjunto pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, e terá a data anunciada nos próximos dias. Os órgãos ainda estão analisando as condições de segurança para o voo e, de acordo com o planejamento inicial da FAB, a decolagem deve acontecer no aeroporto de Beirute, que ainda se encontra aberto.

“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz a nota do Itamaraty.

Na última semana, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. O Líbano tem a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com 21 mil brasileiros vivendo no país.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X