Covid: não há casos da variante Ômicron XEC em Minas, afirma Saúde

Ministério da Saúde monitora disseminação da nova linhagem da Covid-19


Por Tribuna

21/10/2024 às 11h48

XEC variante Covid 19 foto NIAD
Célula humana infectada com partículas do vírus SARS-COV-2 (laranja) (Foto: NIAD)

A variante Ômicron XEC, da Covid-19, foi identificada em três estados brasileiros na última semana: Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, a disseminação do vírus está sendo acompanhada de perto. À Tribuna, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que não há registros da variante no estado.

A SES-MG ressalta que o surgimento de novas variantes é um fenômeno natural na evolução do vírus e não existem indícios de que a XEC cause quadros mais graves de Covid-19.

Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 24 de setembro, como uma variante em “monitoramento”, a Ômicron XEC apresenta diversas mutações no seu genoma que podem influenciar o comportamento do vírus. A variante ganhou destaque devido ao aumento significativo de casos na Europa, seguido por surtos na Ásia, Oceania e América, já sendo identificada em pelo menos 35 países.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.