Onde comer risoto em Juiz de Fora
Cinco lugares para apreciar a iguaria italiana
Para boa parte dos brasileiros, o arroz é item indispensável na alimentação diária, sendo o branquinho e bem temperadinho um coringa no acompanhamento de quase qualquer coisa, inclusive massas, para o desespero dos italianos e deleite dos apreciadores de um bom PF. Além do bom e tradicional arroz branco, é comum ver, no cardápio de acompanhamentos, variações como o arroz à grega, o de carreteiro e o à piamontese.
Nos últimos anos, os risotos vêm caindo no gosto popular como opção de prato sofisticado, porém despretensioso e versátil, e por isso mais presente em menus de restaurantes e nas casas das pessoas. E são megafáceis de se preparar. Como sua cremosidade também tem a cara do inverno, a Tribuna listou cinco lugares em que você pode desfrutar desta iguaria que tem o pezinho na Itália. Confira.
Le Portuga
Se risoto é um prato italiano, por que cargas d’água a Tribuna está indicando uma autêntica casa portuguesa neste roteiro? Simples, porque o risoto de bacalhau do Le Portuga precisa ser provado. Seu preparo tem parceiros habituais do peixe, como as azeitonas negras, tomate e o azeite, mas traz, por outro lado, os ares de praticidade e sofisticação característicos do prato à base de arroz arbóreo. O sabor marcante do bacalhau, forte demais para alguns, fica superequilibrado apresentado como risoto, e o contraste com a doçura dos tomatinhos sweet grape ajuda a dar o tom do prato. Aprecie com um bom vinho tinto – pode levar o seu, a rolha é 0800.
Rua Maceió 429, Parque Jardim da Serra
98852-0585
Osteria da Silvano
Na Osteria, o risoto pode ser a estrela principal, como acontece com o de camarão com funghi ou o sofisticado e delicioso risoto negro de camarões. A iguaria também pode ser um coadjuvante – digno de Oscar, diga-se de passagem – como o risoto milanês (que pode acompanhar camarões VG); o de funghi, que acompanha filés à Chateaubriand ou o risoto à parmegiana (classicão, feito só com parmesão, manteiga e especiarias), servido com mignon. Seja como for sua aparição, a iguaria é uma das especialidades da casa, italianíssima e estrelada pelo Guia Quatro Rodas.
Rua Dom Viçoso 177, Alto dos Passos
3215-4239
Pluri Bistrô
No Pluri, a mulherada que ama risotos pode se esbaldar às terças-feiras, sempre rola rodízio do prato a preço fixo, e com espumante liberado incluído no valor. As opções neste esquema são: parmesão, gorgonzola,filé, tomate-seco ou alho-poró. No cardápio à la carte, há outros tipos, como o de camarão e de cogumelos. Tá achando pouco? No almoço, dá para montar seu risoto quentinho e feito na hora. É só escolher o acompanhamento, o queijo e o grelhado – e ainda dá para optar por arroz integral. Risoto de tudo que é jeito.
Rua Marechal Deodoro 810, Centro
3212-5774
São Bartolomeu
Da fama de estrelas dos chopes e hambúrgueres do Bartô todo mundo sabe, mas que o almoço do bar – servido de quinta a domingo – tem risotos incríveis é uma boa-nova que precisa ser espalhada. Com cardápio que varia de semana a semana, o bar sempre tem pelo menos uma opção de risoto, já tendo servido de vários sabores: linguicinha (surpreendentemente saboroso e com crispy de couve), alho-poró, lombo com chutney de abacaxi (ousado e saborosíssimo), bacalhau com olivas negras (leve e cheio de personalidade) e abóbora com carne-seca, uma indecência. O preço é supercamarada, ideal para um rango diferentão de fim de semana com menos de R$ 30.
Rua São Mateus 41, São Mateus
3025-5867
Vieiras
Moderno e com ingredientes frescos, o cardápio do Vieiras é modificado com frequência, mas sempre tem um bom risoto entre as escolhas. Já estrelaram o menu pratos como o risoto verde com ovo estrelado, crosta de parmesão e crispy de couve e o risoto de cogumelos com mignon. A bola da vez é o harmônico risoto de aspargos com shoulder de angus, corte do meio da paleta bovina, muito macio e saboroso. É só ficar de olho nas redes sociais do restaurante, sempre tem uma opção, e o preço é justíssimo.
Rua Ladeira Alexandre Leonel 791 – Loja 1, Cascatinha
3031-2030