Como preparar o macarrão da vovó, com salsicha, molho e ovos cozidos
Chef Fred Mendes conta que o prato era feito por sua avó para os netos e remete aos sabores da sua infância
A receita de hoje não traz mistérios de chef para transformar ingredientes simples ou técnicas sem mistério para fazer pratos sofisticados. Pelo contrário. É um prato simples, que quase todo mundo já comeu e que costuma reavivar memórias afetivas que aquecem o coração ( mas nem por isso é algo que todas as pessoas sabem preparar). Para o chef Fred Mendes, esta lembrança é de sua avó cozinhando para os netos, em Belo Horizonte, “sempre que dava fome”, e hoje – como acontece com muitos pratos – a receita tornou-se uma espécie de rito familiar particular. “Quando a família se reúne sempre rola essa receita. Os netos agora têm filhos, e eles amam macarrão… Virou uma espécie de celebrar o encontro, lembrar dos entes queridos, celebrar algo, de estar juntos”, relembra ele, que recentemente teve uma destas ocasiões. “Em janeiro, fiz uma viagem com meus primos, e todos já têm filhos. Numa noite, decidimos fazer essa receita e todo mundo ajudou a preparar. Foi bem legal e simbólico”, relembra.
Não raramente quem gosta de cozinhar – sobretudo quem faz disso sua profissão – também tem recordações do hábito presente na vida em família, e com Fred foi exatamente assim. “Sempre fiquei próximo a minha avó, tios e mãe na hora de cozinhar. Mas não via aquilo como paixão ou um futuro. Apenas ficava ao lado, ajudando. Lembro de fazer amendoim doce (esse que vende na rua), adorava fazer essa receita! Mas aos 16,17 anos, quando fui morar sozinho, comecei a ter que cozinhar e comecei a curtir” (Fica a dica para quem está na mesma, dá para começar a se aventurar com esse macarrãozão esperto!).
Os anos tendo a cozinha como profissional proporcionaram conhecimento suficiente para entender que certos preparos são perfeitos como são, e que não precisam ser modificados. “Nessa receita em especial, eu fiz exatamente como a minha avó fazia. Podia ter feito uma versão mais gourmet, mas minha lembrança não é goumertizada. É uma homenagem pra vovó Ana e minha família. Dá até pra criar uma receita mais sofisticada: massa caseira com açafrão, molho de tomate fresco, manjericão, linguiça (ou embutidos) artesanais, ovo perfeito e um queijo especial, mas a receita de hoje não pede isso”, opina Fred.
Ele destaca a facilidade, praticidade e rapidez do preparo. “Dá para usar uma panela só. Cozinhar a massa junto com os ovos, escorrer e, na mesma panela, fazer o molho, cozinhando a salsicha nele. Acho esse macarrão muito ‘infância’ e ‘famíli’a. Tudo mundo deve ter um ‘macarrão da vovó’ como recordação.” A única dica que o cozinheiro dá é que a massa fique al dente, revelando também um “segredinho” de sua avó. “Ela dava uma ‘fritada’ na salsicha e isso deixava elas um pouco mais crocantes e o ovo supercozido ‘linkava’ tudo. E acho que o ketchup dá um sabor diferente. A gente adorava!”
Macarrão “da vovó”
por Fred Mendes
Ingredientes
500 g de espaguete
300ml de molho de tomate
100ml de ketchup
200ml de água filtrada
80g de cebola picada
2 dentes de alho picado
400g de salsicha
5 ovos cozidos
Um punhado de salsinha
Queijo ralado para finalizar
Azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, cozinhe o espaguete. Escorra, regue com azeite e reserve. Refogue a cebola e o alho, acrescente a salsicha em rodelas já cozida e “frite” um pouco. Junte o molho de tomate, ketchup e água filtrada. Corrija o tempero. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por dez minutos. Desligue a panela e acrescente a salsinha. Sirva com os ovos ao meio e polvilhe queijo ralado.