Truta ao molho de maracujá e alcaparras: um prato com a história de Ibitipoca
Aprenda a fazer o prato carro-chefe do restaurante Pimenta de Cheiro, comandado por uma das cozinheiras mais tradicionais de Ibitipoca
É fácil achar o Pimenta de Cheiro em Conceição do Ibitipoca, não apenas porque todo mundo conhece a Carla Ribeiro e sua família, que mora há gerações no distrito. A fama de boa cozinheira que corre na boca do povo também ajuda, mas o que atrai mesmo é o cheiro de comida fresca saindo pela janela do restaurante. Quando vai chegando o horário de meio-dia não tem como passar batido.
Na porta do estabelecimento, que fica na casa da família, o cardápio está colado. Dos inúmeros pratos disponíveis, um deles tem uma história especial. Foi justamente esse que Carla preparou para receber o Receita de Família em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, que fica a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora.
Quando se pensa em comida mineira um monte de pratos vem à mente – truta talvez não seja um deles. Mas a truta ao molho de maracujá e alcaparras da Carla é mineira desde a criação. Ela conta que o pai, Alonso, tinha paixão por pescar, e o sonho dele era ter uma criação de trutas no terreno da família. Sozinho, com a enxada, ele cavou um poço onde começou a cultivar os primeiros peixes. “Depois de um tempo ele parou, ficou idoso. Hoje ele já faleceu e meu irmão retomou a criação. É de lá que eu pego as trutas para servir no restaurante.”
Toda vez que prepara a receita, Carla lembra do pai, do seu sonho e de como a família se uniu para ver Ibitipoca crescer. “Ele foi um homem muito corajoso, de trazer isso para cá. Ninguém fazia antes dele. Acho que hoje ele estaria orgulhoso, ia gostar de ver que nós continuamos com o sonho dele.”
Quando ela começou a cozinhar os primeiros pratos, na cozinha da mãe, a vila tinha poucas casas, algumas pousadas e restaurantes. “Minha mãe que deu início ao restaurante, com esse nome mesmo, Pimenta de Cheiro. Há 40 anos ele ficava na sala da casa dela. Foi com ela que eu aprendi tudo, nunca fiz curso, nem nada. Tenho vontade de fazer ainda, mas o que eu sei veio de família.”
Cozinhar em um dos pontos turísticos mais procurados do estado, para ela, é uma grande responsabilidade. Afinal, Ibitipoca atrai todo tipo de turista, desde os que querem conhecer as trilhas e cachoeiras do parque, até os que procuram um passeio mais histórico, focado também na culinária da região. “Ser cozinheira é um desafio, tem que ter muito carinho e colocar muito carinho em cada prato que se faz. Trabalhar com comida é muito importante e é o que eu amo fazer.”
Servida com um molho adocicado de maracujá e mel, a truta traz também o contraste do gosto forte das alcaparras. O peixe fresco é temperado com sal e limão a gosto. Como acompanhamento, Carla serve arroz branco, batatas sauté e salada. O prato serve, em média, três pessoas. Confira a receita:
Truta ao molho de maracujá e alcaparras
Por Carla Ribeiro
Ingredientes para a calda (rende 400 ml)
2 maracujás
200 ml de mel
Como preparar:
Bata o maracujá no liquidificador. Depois de bem batido, coar, e levar ao fogo médio, acrescentar o mel até o reduzir em calda. A calda, se bem armazenada, pode durar até um mês.
Molho com alcaparras:
Leve a quantidade de calda necessária ao fogo baixo, acrescente um pouquinho de água e uma colher de sopa de manteiga. Deixe ferver e acrescente a alcaparras, quantidade a gosto.
Preparo da Truta:
Tempere a truta com sal e limão a gosto. Grelhe o peixe no azeite. Depois de pronta, coloque o molho por cima da truta. Sugestão de acompanhamentos: arroz branco, batata sauté e salada