Tradição germânica: Aprenda a receita de batata eisbein
Proprietários da Taberna Alemã, no Borboleta, ensinam como fazer a famosa batata eisbein
O casal de descendentes alemães Geraldo José Pinheiro e Maria Luiza Iung Schaeffer Pinheiro está junto há 25 anos e comanda a Taberna Alemã. No estabelecimento, as pessoas se deliciam com uma variedade de opções que remetem à Alemanha e trazem novos sabores para os clientes. O cardápio germânico conta com joelho de porco defumado, chucrute, salada de batatas, currywurst, batatas recheadas, salsichão e tortinhas alemãs para a sobremesa.
Juntos desde os 14 anos, o casal se conheceu no Bairro Borboleta, Região Oeste de Juiz de Fora. Os dois cuidam do restaurante há 11 anos e, neste período, conquistaram seus clientes, principalmente durante a Festa Alemã, que acontece todos os anos, tradicionalmente, desde 1969.
Segundo Geraldo, o objetivo do restaurante era oferecer pratos diferentes à cidade. “Nós tínhamos um outro negócio e decidimos montar algo relacionado à comida alemã. Nós temos a descendência e já tínhamos essa vontade, passamos a fazer algumas pesquisas para oferecer algo de diferente para os clientes”, conta. “Foi quando começamos a trabalhar com o currywurst, um prato de Berlim que não tinha em Juiz de Fora. Criamos o molho e completamos com outros temperos, foi um sucesso danado”, afirma.
O pratos típicos – e famosos – da Festa Alemã são comercializados durante o ano todo em seu estabelecimento. Inclusive, o prato sugerido para os leitores da Tribuna de Minas é a batata eisbein, que leva joelho de porco defumado, bacon e chucrute, conforme explicou Geraldo. “Entre as especificidades da receita, é necessário cozinhar bem o joelho; o requeijão pode ser da preferência da pessoa, não tem muito erro ao fazer a batata”, explica. “Essa receita surgiu por conta da necessidade de incluir o joelho em outros pratos da Taberna, e o unimos à batata, receita que deu muito certo e chamou atenção dos clientes”, conclui.
Batata Eisbein
Por Geraldo e Maria Luiza
Ingredientes
1 batata grande (aproximadamente 200 a 250 gramas)
3 folhas de louro (para o cozimento do joelho)
1 colher de sopa de alecrim (para o cozimento do joelho)
2 colher (sopa) de cubos de bacon fritos
120 g de lascas de joelho defumado (eisbein)
2 colheres (sopa) de chucrute (sauerkraut)
2 colheres (sopa) de mussarela
2 colheres (sopa) de requeijão
2 colheres (sopa) de catchup
2 colheres de sobremesa de pó de curry
Sal a gosto
Modo de fazer
Lave e cozinhe a batata com a casca por aproximadamente 40 minutos. Cozinhe o joelho defumado com sal a gosto, folhas de louro e o alecrim por 1h40min. Para o chucrute, lave e refogue meio repolho fatiado com uma colher de sopa de bacon frito, uma de mostarda escura e uma de mostarda amarela até ficar al dente, sal a gosto. Para o molho curry, duas colheres de sopa de catchup com duas de sobremesa de pó de curry, misture bem.
Montagem da batata
Em um prato fundo, abra a batata ao meio retire duas colheres do miolo, adicione sal a gosto, uma colher de bacon frito, duas de mussarela, duas de requeijão, o joelho, o chucrute e o molho curry por cima. Genieße dein essen*!!
*Bom Apetite!!