Senac implementa InteligĂȘncias Artificiais na grade de cursos gratuitos
Diretor do Senac em Juiz de Fora fala sobre a importĂąncia da qualificação profissional e as tendĂȘncias atuais do mercado de trabalho
Integrado ao Sistema FecomĂ©rcio-MG, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), desde 1946, Ă© referĂȘncia em educação profissional na ĂĄrea de comĂ©rcio de bens, serviços e turismo. SĂŁo oferecidos, nas modalidades presencial e Ă distĂąncia, cursos livres e tĂ©cnicos, alĂ©m de graduação, MBA e o programa de aprendizagem comercial.
Para seguir colocando profissionais de referĂȘncia no mercado hĂĄ mais de 78 anos, Ă© preciso implementar na grade os avanços tecnolĂłgicos e ensinar, tambĂ©m, a adaptação. Ă por essa razĂŁo que, agora, os alunos nĂŁo sĂł tĂȘm acesso aos recursos de inteligĂȘncias artificiais, como tambĂ©m aprendem como e onde aplicĂĄ-los no mercado de trabalho.
âĂ uma revolução tecnolĂłgica, assim como outras lĂĄ atrĂĄs, como a Revolução Industrial. Ă algo que a gente nĂŁo vai voltar atrĂĄs maisâ, garante o diretor do Senac em Juiz de Fora, Luiz Paulo Smargiassi, em entrevista Ă RĂĄdio TransamĂ©rica, nesta segunda-feira (29). Ele explica que o investimento em questĂ”es tecnolĂłgicas dentro dos ambientes pedagĂłgicos Ă© grande, simulando ambientes de trabalho dentro da unidade, similares ao que acontecerĂĄ no mercado. Isso Ă© chamado de âsituaçÔes de aprendizagemâ.
Para o diretor, a InteligĂȘncia Artificial (IA) estĂĄ presente no cotidiano das pessoas, com algoritmos e palavras-chave direcionando os conteĂșdos exibidos nos celulares, por exemplo. Logo, nĂŁo sĂł o tĂ©cnico em informĂĄtica, mas o cabeleireiro e a manicure tambĂ©m podem utilizar a IA no mercado de trabalho.Â
Metodologia inovadora
Por isso, outro conceito prĂłprio do serviço Ă© o âModelo PedagĂłgico Senacâ: âHoje, a gente tem uma inundação de informação. O que a gente tem facilidade hoje, na palma da mĂŁo, de buscar a informação (…) Ă© diferente de vocĂȘ ter conhecimento. O conhecimento vocĂȘ precisa entender e refletir. VocĂȘ tem que ir numa metodologia jĂĄ posta, como nĂłs temos, que Ă© pautado em competĂȘncia. O Senac nĂŁo trabalha com nota de 0 a 10 hĂĄ mais de uma dĂ©cada. Temos nossas ferramentas para aferir se realmente o profissional, o aluno, teve a competĂȘncia de fazer. Ă o saber fazerâ, explica Smargiassi.
Ele tambĂ©m faz um paralelo sobre as profissĂ”es que jĂĄ desapareceram com a chegada de outros mecanismos mais evoluĂdos, e a incerteza que existe na atualidade: âPensando que daqui a pouco vocĂȘ vai ter um veĂculo autĂŽnomo, Ă© muito diferente vocĂȘ treinar um motorista para virar um programador de software, sĂŁo realidades completamente distintas. Mas, hoje, essa questĂŁo do que jĂĄ sumiu e do que a gente pode se adaptar Ă© muito rĂĄpida, sĂł que tentamos imaginar um futuro que a gente nem sabe se vai ser concreto, esse Ă© um grande erro. Precisamos viver um pouquinho do presente, tentar melhorar aquilo que temos hoje, porque o amanhĂŁ Ă© incertoâ.
‘A IA nĂŁo Ă© um bicho de 7 cabeças’
Essa incerteza pode levar algumas pessoas a pensarem quais empregos estĂŁo ameaçados pela IA, mas Smargiassi tranquiliza: âEla nĂŁo vai roubar emprego de todo mundo e, nesse momento presente, muito menos – com exceção daqueles empregos mais automatizados, que seguem um padrĂŁoâ.
Com a evolução rĂĄpida e constante do mecanismo, nem todos conseguem dominĂĄ-lo completamente, o que gera um grande desafio enfrentado pelo Senac na oferta deste tipo de ensino: a evasĂŁo.Â
âQuando as pessoas tĂȘm esse contato, muitas desistem, porque acham difĂcil, nĂŁo faz parte da realidade. Sabemos que, infelizmente, tĂȘm uns gargalos na educação regular de anos, entĂŁo as pessoas nĂŁo foram preparadasâ, observa o gestor, que lamenta a resistĂȘncia a mudanças, mas tambĂ©m aponta a saĂda encontrada: âTentamos trabalhar isso mostrando que a inteligĂȘncia artificial pode ser utilizada tanto na questĂŁo profissional quanto na questĂŁo pessoal. O Senac tem muito essa preocupação de, alĂ©m de formar o profissional, formar o cidadĂŁo tambĂ©mâ.
âEla Ă© muito intuitiva, entĂŁo Ă© muito fĂĄcil de ser utilizada. Ela mesma te dĂĄ os caminhos, porque um humano – que sabe o que ele gostaria – programou para que ela fosse assim. A gente tem que pensar nissoâ, conclui.
PĂșblico Ă© ‘maciçamente’ de JF
O Senac instrui, por ano, de 7 a 8 mil alunos de toda a regiĂŁo, em mais de 200 cursos, sendo 95% deles gratuitos, de acordo com o administrador. As oportunidades sĂŁo em diversas ĂĄreas, como SaĂșde, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Aprendizagem Comercial, ComĂ©rcio e GestĂŁo.
TambĂ©m existe o Senac+, que Ă© um programa voltado para empresas do comĂ©rcio de bens, serviços e turismo – as mantenedoras da instituição. Ă feito um credenciamento, e a empresa pode indicar os prĂłprios funcionĂĄrios para serem qualificados de maneira totalmente gratuita, ou pessoas do mercado de trabalho, que potencialmente podem ser recrutados no futuro.
Mais detalhes sobre a programação ao longo de todo ano estĂŁo disponĂveis no site. A unidade de Juiz de Fora fica na Avenida BarĂŁo do Rio Branco 3.330, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h Ă s 22h.